A Agência das Bacias PCJ está realizando licitação para contratar empresa que fará o Plano Diretor de Macrodrenagem de toda a bacia do rio Jundiaí. A agência cuida dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O processo licitatório custará R$ 2 milhões. A implantação das ações levará de cinco a 20 anos.
A verba virá da cobrança pelo uso de recursos hídricos em rios de domínio da União(Cobrança PCJ Federal). A contratante será a Agência das Bacias PCJ. O processo licitatório está sendo concluído com a abertura do envelope C, proposta financeira, prevista para esta quinta-feira(6), às 16h30. As quatro empresas que estão disputando a concorrência pública são a Cobrape, a Engecorps, a Hidrostudio e a Profill.
Segundo a coordenadora de projetos da Agência, Elaine Franco de Campos, “a macrodrenagem é uma das ramificações dos sistemas de drenagem, possuindo como finalidade a condução das águas pluviais oriundas de pequenas galerias que recebem águas pluviais de bueiros (microdrenagem) para fora da área do município por meio de grandes galerias e canais, que podem ser abertos ou fechados”.
A área de estudo englobará toda a região da bacia hidrográfica do rio Jundiaí, não apenas do próprio Rio Jundiaí. O Plano Diretor de Macrodrenagem terá como objetivo mostrar as causas das inundações ocorridas nas zonas urbanas das cidades cortadas pelo rio e apresentar propostas de implantação de ações estruturais e não estruturais para controle de cheias, a curto (cinco anos), médio (10 anos) e longo (20 anos) prazos, nas áreas urbanas e rurais, objetivando reduzir progressivamente a frequência, a intensidade e a gravidade das ocorrências de enchentes. Esse documento servirá de base para que cada cidade da bacia hidrográfica do rio Jundiaí elabore ou revise seu Plano Diretor de Macrodrenagem.
LEIA TAMBÉM
VEREADOR QUER CIDADES DA REGIÃO FINANCIANDO SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITO
Depois da licitação será assinado o contrato entre a Agência das Bacias PCJ. A empresa vencedora do certame receberá a ordem de serviço e após essa será contado o prazo de 18 meses para execução dos trabalhos.