D’URBANO: Conheça o mestre de Kung Fu mais antigo de Jundiaí

durbano

Francisco D’Urbano, 63 anos, pode ser considerado o mestre mais antigo de Kung Fu em atividade de Jundiaí. Ele começou a praticar a arte marcial chinesa em 1980. Antes, aos 15, iniciou a carreira no Karatê e chegou à faixa preta. Hoje, ele ensina o Bei Shaolin; Sanda e o Wing Tsun. E é este último estilo que causa alvoroço entre os que apreciam o Kung Fu já que Bruce Lee foi seu maior representante. O artista marcial é conhecido pelos filmes feitos na década de 1970. Sem contar que anos antes deu vida ao personagem ‘Kato’, da série Besouro Verde. Também não dá para deixar de citar quem ensinou o Wing Tsun para Bruce: Yip Man, que hoje tem a história contada em vários filmes. O Jundiaí Agora entrevistou D’Urbano:

Você pode ser considerado o professor mais antigo de Kung Fu na cidade?

Sim. Comecei a ministrar aulas em 1981, para um grupo de amigos. Como eu já era faixa preta em Karatê, eu me adaptei muito rápido ao Kung Fu…

Quais estilos você ensina? Quais as características de cada um, D’Urbano? 

Sou formado em Bei Shaolin (Shaolin do Norte); Sanda, que é a luta competitiva do Kung Fu e em Wing Tsun (algumas escolas adotam a grafia Wing Chun). O estilo Shaolin é muito bonito e utiliza as técnicas de chutes de maneira incrível. O Sanda é a luta onde são utilizados todos os tipos de socos, chutes e quedas. Já o estilo Wing Tsun é simples e objetivo, voltado para a defesa pessoal realista. É um estilo do sul da China e tem por característica aplicar chutes abaixo da linha da cintura e é o melhor nas técnicas de braços. 

Existe uma aura que envolve o Wing Tsun. Por quê?

Vários motivos levam a esta mística do Wing Tsun. É um sistema diferenciado devido às suas técnicas de defesa e ataque simultâneas. As vezes três movimentos juntos. E também por causa de Bruce Lee, o Rei do Kung Fu, que sempre afirmou que seu estilo era o Wing Tsun. Isso deu muita notoriedade ao sistema e também ao mestre dele, Yip Man.

Todo mundo procura uma academia de artes marciais para aprender a se defender. É verdade que o Wing Tsun é um dos estilos mais eficazes? 

Sim, sem dúvida. É um Kung Fu simples e objetivo, não utiliza movimentos fantasiosos. É um estilo inteligente. Segundo a lenda, é o único estilo criado por uma mulher que para enfrentar os homens, precisou desenvolver técnicas práticas e que funcionassem.

Quem conhece diz que é um estilo ‘feio’, se comparado a outros. Isto é verdade, D’Urbano?

Eu, particularmente, acho muito bonito, mas realmente se formos comparar os movimentos formais do Wing Tsun com outros estilos clássicos,  ele não é tão atraente. Mas em favor do Wing Tsun, costumamos dizer: “ele funciona”.

Bruce Lee treinou o Wing Tsun e o tornou conhecido mundialmente(Divulgação)

Onde Bruce Lee entra nesta história?

Bruce Lee começou a praticar com 13 anos de idade. Quando seus filmes fizeram sucesso, todo mundo queria saber qual era o estilo que fazia. E isso deu fama mundial ao Wing Tsun.

Bruce Lee como ‘Kato’, em Besouro Verde, dos anos 1960(Divulgação)

Ele realmente era um grande artista marcial ou as telas do cinema aumentaram as capacidades dele?

Bruce Lee era um lutador fantástico, muito à frente de sua época. Treinava e pesquisava muito. Foi com certeza o primeiro a utilizar equipamentos de proteção para poder lutar com mais realidade e ter segurança. Foi um lutador incrível, pesquisador, filósofo, escritor e ator.

Yip Man foi o mestre de Bruce Lee(Divulgação)
D’Urbano e o mesmo treinamento de Yip Man: Mudjong simula adversário numa luta

Bruce é o grande garoto propaganda do Kung Fu ou hoje, devido aos filmes, Yip Man, mestre dele, divide este trabalho de divulgação?

Pessoalmente, não desmerecendo o Yip Man, acredito que sem o Bruce Lee divulgando o nome do mestre,  talvez o mundo não soubesse hoje quem ele foi no Wing Tsun. Quanto a divulgar o Kung Fu, temos grandes nomes atualmente, como Jackie Chan, Jet Li, Donnie Yen…

Cena de um dos filmes que conta a história de Yip Man(Divulgação)

Além da defesa pessoal, quais os outros benefícios que o Kung Fu traz, D’Urbano?

O Kung Fu é muito rico. A defesa pessoal é apenas uma das benesses. Temos todo um princípio de vida, baseado nas filosofias do budismo, confucionismo e taoismo. O praticante desenvolve mais segurança, tranquilidade e autocontrole. A prática torna o corpo mais saudável com uma ginástica equilibrada através de alongamentos, exercícios de resistência e coordenação, posturas e movimentos coordenados.

Quem pode praticar?

No Wing Tsun, se não houver nenhum impedimento médico, todos. É uma das vantagens do sistema. Tenho pessoas iniciando com 50 anos ou mais, pois os movimentos são simples e práticos. 

Os interessados podem fazer uma aula teste?

Que desejar, pode fazer uma aula experimental, bastando agendar.

Quais suas redes sociais?

O Instagram é o unk.kungfu. Facebook: Durbano Francisco (Sifu). O site, uniaonacionaldekungfu.com.br.

Como entrar em contato com você?

Pelo WhatsApp: (11) 9 99790-9578.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES