A Páscoa está chegando, e como resistir àquelas carinhas morrendo de vontade de experimentar uma coisa que você sabe que é verdadeiramente deliciosa? Dúvida cruel! O chocolate é um alimento calórico e pode prejudicar o apetite da criançada, ainda mais na fase inicial da introdução à alimentação com sólidos, entre 6 meses e 1 ano. Por isso é preciso cautela.
Segundo Fabiana Corsi, nutricionista supervisora do SND (Serviço Nutricional Dietética) do Hospital Universitário (HU), o aleitamento materno deve ser exclusivo até seis meses e é recomendado a introdução de alimentos com açúcar após os dois primeiros de vida.
Dependendo da criança, pode causar alguns sintomas gastrointestinais como gases e diarreia, ou em alguns casos, como explica Fabiana, a criança pode ficar com mais energia e com resistência maior ao sono.
É preciso ficar de olho ainda em possíveis reações, já que as crianças podem ser alérgicas a algum dos ingredientes da fórmula de muitos dos chocolates comercializados no Brasil, como leite, amendoim ou castanhas.
O recomendado é que a criança tenha alimentação variada e equilibrada. A nutricionista reforça os cuidados. A oferta excessiva pode predispor doenças crônicas como obesidade e diabetes tipo 2.
Ou seja, você não precisa ser radical. A partir dos dois anos pode dar chocolate para seu filho experimentar, porém em quantidades pequenas. Mas saiba que quando ele provar, possivelmente irá pedir mais e sempre. Na dúvida, melhor esperar um pouquinho mais. (Foto: mensagenscomamor.com)
VEJA TODOS OS VÍDEOS DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD: SAÚDE E BEM-ESTAR!!!