Todo psicólogo quando ainda está na universidade precisa escolher e direcionar seus atendimentos para uma das abordagens terapêuticas existentes. Para ficar mais claro, vou explicar três abordagens: Psicanalítica, TCC(Terapia Cognitivo Comportamental) e Humanista com o foco na área da psicologia clínica.

É muito comum as pessoas procurarem um psicólogo apenas por ser psicólogo, porém cada abordagem diferencia na tratativa com o paciente, no tratamento, tempo de consulta, técnicas, queixas específicas, entre outras.

Psicanálise – Para compreender a Psicanálise é preciso compreender a teoria psicanalítica de Sigmund Freud, que publicou uma extensa obra durante a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana.

Psicanálise é o termo criado por Sigmund Freud em 1896 para nomear um método de psicoterapia, que se baseia no tratamento pela fala. A cura pela fala (talking cure) quer dizer que o paciente leva para o seu analista todas suas emoções, problemas, angústias, medos, sexualidade, etc. Ao falar sobre o que lhe causa sofrimento, o sujeito cria a possibilidade de produzir algo novo em si que colabore com o seu processo de cura.

Durante a análise, é permitido que o paciente fale livremente sobre sentimentos, lembranças, sonhos, etc., não ocorrendo qualquer censura, orientação ou aconselhamento por parte do analista. O sujeito está livre para dizer o que quiser, o analista escuta e no momento oportuno faz a intervenção para que o paciente consiga juntar as informações e criar novos sentidos e leituras sobre seus sentimentos, desejos e necessidades.

O tratamento psicanalítico é naturalmente o mais árduo, pois é o único comprometido em descobrir e vencer as resistências interiores do paciente. Quando vencidas as resistências, ocorre uma real modificação na vida psíquica do paciente, mais desenvolvida por integrar cada vez mais conteúdos inconscientes à sua consciência.

Terapia Cognitivo Comportamental(TCC) – Essa abordagem diverge da Psicanálise por considerar que o ser humano é um resultado de aprendizagens. Ela surgiu no final dos anos 50, foi criada por Aron Beck.
É utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente, é uma abordagem bastante específica, clara e direta.

Seu objetivo principal é identificar padrões de comportamento, pensamento, crenças e hábitos que estão na origem dos problemas,  indicando, a partir disso, técnicas para alterar essas percepções de forma positiva. A TCC se destina tanto ao tratamento dos diferentes transtornos psicológicos e emocionais.

Sabendo que o objetivo principal da Terapia Cognitivo Comportamental é mudar os sistemas de significados dos pacientes para alterar suas emoções e comportamentos com relação às situações, o primeiro passo da terapia é entender esses sistemas.

Para isso, durante as sessões de TCC, o psicólogo vai identificando sentimentos, pensamentos e comportamentos de determinadas situações descritas pelo paciente. A partir disso, alguns padrões vão sendo identificados. São esses padrões que determinam crenças e percepções para cada experiência vivida.

Diante dos padrões mal adaptativos ou disfuncionais de pensamentos, uma das abordagens do terapeuta é auxiliar o paciente a encontrar novas possibilidades de pensamentos alternativos e mais funcionais que possibilitem uma boa adaptação à sua realidade social. Isso é feito a partir da determinação de um foco e de metas para que, com o tempo, o paciente adquira sua autonomia e possa lidar com as questões por conta própria. Esta é a reestruturação cognitiva e comportamental que dá nome à abordagem.

Humanista – A Psicologia Humanista surgiu na década de 50 e foi denominada como terceira força da Psicologia, pois ela fazia uma oposição à Psicanálise e à abordagem comportamental. A Psicologia humanista rejeita a ideia de que todo ser humano tem uma neurose básica e considera que toda pessoa tem capacidade de crescimento e desenvolvimento normais.

O papel do terapeuta então não é direcionar, mas criar um ambiente acolhedor e empático em que o ser humano possa se desenvolver na direção em que ele escolher e para que ele possa ser realmente quem é.
Dentre as abordagens da Psicologia Humanista, estão a Gestalt Terapia (criada por Fritz Perls), a Abordagem Centrada na Pessoa (criada por Carl Rogers), a Análise Transacional (criada por Eric Berne), o Psicodrama (criado por Moreno), dentre outras.

Carl Rogers, que foi um psicólogo humanista, concordou com as pressuposições de Maslow e acrescentou que para uma pessoa “crescer” e se autorrealizar, precisa de um ambiente que lhes proporcione verdade (abertura e revelação), aceitação (ser aceito como é, sem imposição de condições) e empatia (ser compreendido). Rogers complementa que sem isso, relacionamentos e personalidades saudáveis não se desenvolvem como deveriam.

OUTROS ARTIGOS DE MARIANA PRADELLA

TABU: SUICÍDIO

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA

Rogers centrava seus estudos e atenção no ser humano saudável. Logo, o considerava agente de sua mudança, e não um ser humano doente à espera de fatores condicionantes. Rogers denominou o indivíduo como cliente. O objetivo era aumentar a sua confiança no processo, assim, surgindo um novo conceito de psicoterapia: A Terapia centrada no cliente (pessoa).
Carl Rogers acreditava que as pessoas são naturalmente boas e estão sempre buscando o seu crescimento pessoal. Ele destacou a importância do apoio incondicional, inclusive partindo dos psicólogos, para um tratamento efetivo. 

Agora que você já conhece três das diversas abordagens da Psicologia, é muito importante você se identificar com ela, procurar um profissional que tenha confiança e possa estabelecer um vínculo, isso já é um bom caminho andado para o sucesso da sua terapia.

MARIANA PRADELLA

Psicóloga Clínica formada pela Universidade São Francisco. CRP: 06/101098. MBA em Gestão de Pessoas – Universidade Padre Anchieta. Psicologia da Gestação, Parto e Pós Parto – GAMA. Curso de Formação em Psicanálise (em andamento) – CEFAS Campinas. Consultório: Rua Francisco Telles, 390 – Vila Arens – Tel/Whatsapp: (11) 94280-6665 – SITE: www.psicologiapradella.com (Ilustração: www.yakutia.kp.ru)

VEJA TAMBÉM

ANTIBIÓTICOS PODEM CAUSAR CANDIDÍASE. GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD EXPLICA. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

FISK DA RUA DO RETIRO: SAIBA O QUE SÃO QUESTIONS WORDS. CLIQUE AQUI

OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI