Acesso fechado para Anhanguera: Estudos da Artesp; projeto da Autoban

acesso

Em janeiro deste ano, o acesso fica no km 54+678 da via Anhanguera, bem ao lado do viaduto da vila Comercial, foi fechado pela Autoban. Motoristas começaram a reclamar dos congestionamentos na região. Para o Jundiaí Agora, a Prefeitura de Jundiaí informou que havia pedido a reabertura do acesso à Artesp, que não se manifestou na ocasião. A concessionária que administra o complexo Anhanguera-Bandeirantes, por outro lado, explicou que o fechamento tinha a autorização da agência reguladora. Agora, questionada novamente pelo JA, a Artesp esclareceu que estudos estão sendo avaliados pela equipe técnica da agência para a resolução do problema. Além disto, informa a nota, “a Autoban está desenvolvendo projeto funcional que prevê nova transposição no local”. O fechamento do acesso também repercutiu na Câmara Municipal. O vereador Paulo Sérgio Martins apresentou, no início do mês passado, uma moção de repúdio já que motoristas e usuários do transporte coletivo foram prejudicados com a decisão. A Autoban explicou que “a pedido da Prefeitura a Artesp solicitou à AutoBAn estudos de novos viários de transposição à Rodovia Anhanguera, os quais encontram-se em fase de contratação. A concessionária trabalha para apresentar os projetos funcionais ainda em 2022”.

Quatro meses depois do anúncio de que o acesso seria fechado, a Prefeitura explicou que “o local faz parte da faixa de domínio da concessionária e que a Unidade Gestora de Mobilidade e Transporte(UGMT) fez diversas reuniões com os representantes a fim de buscar soluções para minimizar os impactos no trânsito nas vias daquela região. Um ofício foi encaminhado à Artesp, solicitando medidas que possibilitem a reabertura do acesso. Contudo, o Executivo aguarda manifestação do órgão”. Também através de nota, a Autoban reafirmou que o fechamento do acesso é definitivo. “A medida foi adotada em função das obras de implantação de segmentos de pista marginal entre os quilômetros 52+890 e 56+180 da pista norte – sentido interior – da Via Anhanguera, cujo projeto foi aprovado pela Artesp e Prefeitura de Jundiaí”, informou. Sobre as marginais, a Artesp argumentou que “as vias buscam atender demandas de melhorias de moradores da região sul da cidade, além de ampliar a segurança e fluidez do tráfego local”.

A região do viaduto da vila Comercial sempre apresentou problemas no trânsito, principalmente no horário de entrada e saída de alunos de uma faculdade localizada nas proximidades. Como acesso à via Anhanguera fechado, os motoristas passaram a usar o trevo do km 53 da SP-330, na região do 12º GAC (Grupo de Artilharia de Campanha) ou os acessos da rua União e da avenida Nove de Julho, na região da Estação Rodoviária. A linha 738 (Terminal Central – Santa Gertrudes) ganhou um novo itinerário por conta da mudança.(Foto: Flávio Gramolelli Jr)

VEJA TAMBÉM

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES