Jundiaí não está na pauta dos deputados estaduais neste e nos últimos anos. É o que mostra a busca do site da Assembleia Legislativa de São Paulo, a Alesp. Em 2024, até o momento nenhum parlamentar apresentou projeto de lei beneficiando a cidade. Em 2023, apenas dois projetos de lei foram apresentados. Seis indicações foram protocoladas em 2024. No ano passado foram 36.
Sempre se falou que Jundiaí precisa ter representantes na Alesp. Em todas eleições é debatida a necessidade de se eleger candidatos locais. E o eleitor sempre acaba escolhendo nomes de outras cidades. Mas existem exceções. Em 2018, Alexandre Pereira(Solidariedade) foi eleito por Jundiaí, Antes, em 2010, Pedro Bigardi(PCdoB) chegou à Assembleia. Na prática, os registros da casa de lei demonstram que Jundiaí poderia ter recebido mais atenção durante os mandatos deles.
É claro que os deputados estaduais não atuam apenas para a sua base eleitoral. Eles recebem demandas de outras cidades e precisam atendê-las também. No caso de Bigardi – que ficou no cargo por apenas dois anos já que disputou as eleições municipais de 2012 sendo eleito prefeito -, o site da Alesp informa que ele apresentou 37 projetos. Apenas oito deles foram direcionados para Jundiaí. O mais conhecido é o que cria o Parque Estadual da Serra do Japi. Esta proposta nunca saiu do papel.
Alexandre Pereira protocolou 23 projetos, dois dirigidos para Jundiaí. As duas propostas são de 2022. A primeira Denomina “José Aparecido Zolin” a praça localizada entre a Rua Horácio Feliciano e a Rodovia Vereador Geraldo Dias, na altura do acesso à Avenida Bento Figueiredo. O outro dá nome de “Geraldo Barbosa Tomanik” a praça estadual localizada entre a Rua Horácio Feliciano, altura do nº 110, e a Rodovia Vereador Geraldo Dias na altura do acesso à Avenida Bento Figueiredo.
Se os deputados estaduais atendem os pedidos de cidades que não são seus redutos, outros parlamentares poderiam ter apresentado projetos para Jundiaí. Neste ano, nenhum político fez isto. No ano passado, Carlos Cezar apresentou projeto de denominação do complexo viário no final da Samuel Martins com o mesmo nome sugerido por Alexandre Pereira. Rogério Nogueira pediu que a Organização Social Jundiaí de Esportes seja declarada de utilidade pública.
Em 2021, o deputado Caio França pediu a declaração de utilidade pública da Associação Grupo de Apoio a Adoção(GAA Semente). No mesmo ano, Marta Costa apresentou projeto declarando de utilidade pública a Associação Homens com Honra de Jundiaí. Em 2020 nenhuma proposta para Jundiaí foi protocolada.
Neste ano, o site da Alesp informa que os deputados apresentaram 10 indicações para Jundiaí ao Governo do Estado. Carlos Giannazi quer a implementação e operacionalização do novo curso de Habilitação Técnica Profissional em Desenvolvimento de Sistemas na Escola Técnica Estadual Vasco Antônio Venchiarutti. Carlos Cezar pede recursos para custeio dos tratamentos oncológicos de pacientes SUS pelo Hospital da Criança (Grendacc). Vitão do Cachorrão solicita providências dos órgãos competentes para que seja implantado um Departamento Regional de Saúde(DRS – Polo de Medicamentos de Alto Custo). O deputado Tenente Coimbra pede melhorias nas condições sanitárias e estruturais das Escola Estaduais João Batista Curado e Adoniro Ladeira. Os deputados Donato e Jorge Caruso querem liberação de recursos destinados para o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Cultural(Indesc). No ano passado, os parlamentares fizeram 36 indicações referentes a Jundiaí. No último dia 20, a deputada Ana Perugini apresentou duas indicações para o governador: liberação de recursos para compra de equipamentos que serão destinados ao Hospital Regional e para o Ambulatório Médico de Especialidades. O deputado Lucas Bove fez indicação pedindo que o Governo do Estado investigue, no âmbito das secretarias competentes, a podridão da uva madura, a qual tem seus efeitos também em outras culturas, especialmente na região do Circuito das Frutas, que inclui Jundiaí. Enio Tatto pede ao Governo a destinação de verbas para o Hospital da Criança com Câncer (Grendacc).
Ainda em 2024, os deputados apresentaram duas moções direcionadas para Jundiaí. A primeira, de Ricardo Madalena, aplaude a Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Santos a Jundiaí, pelos 70 anos e atividades. A segunda elogia policiais civis por uma operação do Departamento de Narcóticos(Denarc). Também foram protocolados três requerimentos de informações para o Governo do Estados. Em todos, os deputados querem informações sobre a licitação para concessão do TIC Eixo Norte que passará por Jundiaí.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES