Os estelionatários estão tentando aplicar golpes do alvará de funcionamento em comércios, empresas e indústrias de toda região. As prefeituras de Jundiaí, Várzea, Campo Limpo, Jarinu, Itupeva e Cabreúva publicaram alertas para a ação dos estelionatários. O primeiro aviso foi da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí, no dia 5. “De acordo com notificações recebidas, as cobranças são feitas somente em nome da ‘Prefeitura’, sem identificar a cidade, com brasão errado e até o título da cobrança é inexistente. Em caso de dúvida sobre e-mails referentes a taxas e impostos municipais, entre em contato pelo telefone (11) 4589-8714 ou pelo email balcaodoempreendedor@jundiai.sp.gov.br“.
De acordo com a Prefeitura, a falsa cobrança vem com o título ‘Irregularidade no alvará de funcionamento’, encaminhada nominalmente para as empresas, com informações de CNPJ e endereço. O texto segue com a frase ‘notificada por apresentar possível irregularidade no alvará de funcionamento, conforme denúncia anônima, recebida pelo departamento de Licenciamento Urbano”. A UGGF reforçou a importância da atenção às cobranças em relação às informações dos remetentes, conferindo a identidade visual, os responsáveis e a veracidade das cobranças. A Prefeitura de Jundiaí conta com a emissão de taxas e tarifas pelo site (www.jundiai.sp.gov.br) e APP Jundiai.
Ontem(18), A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), disparou novo alerta para possíveis golpes a agricultores e empresários da cidade. Nos últimos dias, a Unidade recebeu questionamentos em relação a e-mails relatando uma suposta irregularidade de CNPJ ou Alvará. O e-mail não pertence à Administração. O e-mail utilizado pelos prováveis golpistas aponta para o remetente chamado “José Carlos”, que se nomeia gestor de Licenciamento e Fiscalização. A Prefeitura não possui funcionário com este nome, tampouco o cargo apresentado. Em caso de dúvida, o setor de Agronegócio da Prefeitura de Jundiaí atende pelo telefone (11) 4589-8581.
Várzea – Já a Prefeitura de Várzea Paulista publicou que golpistas também estão enviando e-mails falsos em nome da administração. Os estelionatários estão utilizando um endereço de e-mail que começa com informativo@. Porém o domínio que aparece após o “@” é composto por uma série de letras aleatórias e números, diferentemente do domínio oficial da Prefeitura, que é @varzeapaulista.sp.gov.br”.
Assim como no caso de Jundiaí, os remetentes alegam representar a Prefeitura e citam um suposto gestor chamado José Carlos, que não faz parte de nenhuma Unidade Gestora da administração municipal. A mensagem informa sobre supostos problemas relacionados à regularização de alvarás e afirma pertencer à “Divisão de Licenciamento de Urbanismo e Obras”. “Ainda no e-mail, há um link para clicar, que direciona o destinatário a uma página com aparência contábil. Clicar neste link pode expor o usuário a riscos de invasão ou roubo de dados pessoais, além de possíveis prejuízos financeiros”. No site, a Prefeitura de Várzea explica como identificar um e-mail oficial e o que fazer no caso de receber uma mensagem suspeita. Campo Limpo –
Campo Limpo – A Prefeitura de Campo Limpo Paulista divulgou que não envia notificações ou qualquer tipo de comunicado oficial por e-mail sobre irregularidades em alvarás de funcionamento ou outras questões relacionadas a empresas e licenças.
“Alertamos a população e empresários que e-mails com esse teor podem ser tentativas de fraude. Recomendamos que, ao receber mensagens suspeitas, a autenticidade seja verificada junto ao Departamento de Fiscalização, pelos telefones (11) 4039-8344 e (11) 4039-1761 ou diretamente na Prefeitura”, afirma o texto divulgado no site do Executivo campolimpense.
Jarinu – A Prefeitura de Jarinu alertou comerciantes e empresários, sobre a circulação de falsos e-mails com o tema Irregularidades no Alvará de Funcionamento, em nome do departamento da Secretaria de Obras e Urbanismo.
“O falso e-mail cita a empresa, CNPJ e até telefones de contato do responsável financeiro pelo negócio e ainda impõe uma data limite para regularização. A Prefeitura de Jarinu esclarece que estes e-mails não têm vínculo com a administração pública e são golpe, devendo ser ignorados. O destinatário não deve responder e nem clicar em nenhum link enviado. Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato com a Prefeitura de Jarinu no telefone (11) 4016-8200 e solicitar falar no setor de Tributos, responsável pelos Alvarás de Funcionamento em Jarinu”, explicou a prefeitura.
Itupeva – O golpe do alvará de funcionamento também está sendo aplicado através de e-mails encaminhados para indústrias e empresas de Itupeva. O texto afirma que os destinatários estariam com irregularidades. “As mensagens são falsas. O setor de fiscalização da Prefeitura, quando identifica irregularidade em algum alvará, faz a notificação inicial via e-mail, mas sempre utilizando o domínio oficial institucional @itupeva.sp.gov.br. Em uma das mensagens denunciadas, os criminosos utilizam o e-mail “informativo@smtplw-07.comr”, endereço virtual que não pertence e não tem nenhuma ligação com a Prefeitura”.
O Executivo de Itupeva informou que está tomando as medidas legais contra os golpistas. Quem receber qualquer mensagem suspeita pode procurar a Prefeitura por meio da Ouvidoria, no telefone 156.
Cabreúva – Os estelionatários também enviaram mensagens para empresas e indústrias de Cabreúva. Lá, o alerta foi dado pela Secretaria da Fazenda de Cabreúva “Criminosos estão enviando e-mails falsos, alegando irregularidades em alvarás de funcionamento e solicitando informações sensíveis”.
No site, a Prefeitura explica que não envia notificações sobre irregularidades em alvarás por meio de e-mails com domínios não oficiais. Toda comunicação oficial da Prefeitura utiliza o domínio @cabreuva.sp.gov.br.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES