Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

Desinteresse político com a PAUTA AMBIENTAL

ambiental

Atualmente temos um conjunto de leis importantes na proteção do meio ambiente, mas então por qual razão muitas vezes essas leis não são cumpridas da melhor forma e não temos uma proteção maior dos nossos recursos naturais? São inúmeros os fatores envolvidos, mas um deles é o desinteresse político com a pauta ambiental.

Não se pode falar em aspectos políticos, muito menos desinteresse, sem antes lembrar que nossos representantes nos órgãos executivos (presidente, governador e prefeito) e legislativos (senadores, deputados federais, estaduais e vereadores) são eleitos pelo povo. É fácil perceber que, infelizmente, a  maioria das pessoas não se preocupa muito com a política, com a escolha de seus representantes. Muitos acham inclusive um encargo ter que sair de casa para votar, quando na verdade é um direito para poder haver melhorias para todos.

Embora seja compreensível a desilusão da população com a classe política, entre outras desilusões, a verdade é que quanto menos o povo participa e se interessa, menos qualidade teremos.

Daí vale lembrar que “cada povo tem o governo que merece”.

Então, se nossa proteção ambiental não é das melhores, não se pode excluir a responsabilidade de toda a população, seja de quem vota e, pior ainda, de quem prefere não exercer o direito ao voto.

A organização da sociedade, com a administração por um governo, com representantes eleitos, existe para maior harmonia e a busca do bem comum.

Por outro lado, numa sociedade carente de melhor segurança, educação, saúde, habitação, etc., é mais fácil aos políticos captarem votos com essas pautas, deixando o meio ambiente, em segundo, ou melhor, em último plano. Entretanto, há um grave equívoco nisso, pois o meio ambiente quer cuidar das pessoas em todos os níveis, inclusive nos itens mencionados, nas condições sociais e na dignidade de pessoa humana. Cuidar do meio ambiente significa economia de muitos recursos públicos que poderiam ser gastos em outras áreas.

Enquanto a maioria se omite e não se interessa, temos percebido os efeitos das mudanças climáticas, do aquecimento global, das chuvas devastadoras, das secas prolongadas, entre outras catástrofes ambientais.

Então convém a provocação: você realmente leva em consideração aspectos do meio ambiente na hora de escolher seu candidato a cargos políticos, ou seja, na hora de votar?

Que esse desinteresse geral não nos afete, pois a luta é grande e necessária. Como sempre tenho escrito nesta coluna: do equilíbrio ambiental depende tudo o mais, a começar da vida e da saúde, sem o que nenhum outro bem ou direito faz sentido.

Se a população não colocar esse tema como prioridade, se não exigir dos políticos maior engajamento a respeito, continuaremos assistindo a destruição do planeta.

A falta de prioridade leva a questões fundamentais de melhoria da legislação, efetiva fiscalização, com melhoria de recursos humanos e técnicos para melhor estruturação dos órgãos ambientais. Sempre importante repetir que a proteção do meio ambiente deve ocorrer nas três esferas (federal, estadual e municipal).

Claro que a presença de prefeitos e vereadores realmente interessados na melhoria das políticas ambientais é um passo fundamental para ações também no âmbito Estadual e Federal.

OUTROS ARTIGOS DE CLAUDEMIR BATTAGLINI

MULHER E A NATUREZA

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE E O AQUECIMENTO GLOBAL

BIOMIMETISMO E O DIREITO AMBIENTAL

Afinal, utilizando do nosso belo hino, nosso país é “Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso, E o teu futuro espelha essa grandeza”. E, mais à frente, “Teus risonhos, lindos campos têm mais flores; Nossos bosques têm mais vida, ‘Nossa vida’ no teu seio ‘mais amores’.”, mas nosso país  merece ser cuidado, refletindo essa grandeza, para alcançar maior justiça social e ambiental.

E se um dia alguém quiser calar as vozes que clamam pelo equilíbrio e pela vida, “Verás que um filho teu não foge à luta, Nem teme, quem te adora, a própria morte. Terra adorada, Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó Pátria amada! Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!”. (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

CLAUDEMIR BATTAGLINI

Claudemir Battaglini. Promotor de Justiça (inativo), Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Consultor Ambiental e Advogado. Vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Subseção Jundiaí e Vice-presidente do COMDEMA Jundiaí 2023/2025. E-mail: battaglini.c7@gmail.com

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

Sair da versão mobile