ANHANGUERA: Prefeitura protocola 5 projetos de transposição

anhanguera

A Prefeitura de Jundiaí informou que protocolou na Artesp(Agência de Transportes do Estado), cinco projetos transposição ao longo da via Anhanguera. A apresentação dos estudos é decorrência do fechamento do acesso no quilômetro 54+678, na rua Santa Inês. Este acesso ficava ao lado do viaduto da vila Comercial e deixou de funcionar em abril de 2022. Hoje, as alternativas para a saída neste trecho são pela avenida 14 de dezembro e rua União.

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) informou que a passagem no quilômetro 54 está entre as cinco transposições pleiteadas ao longo da Anhanguera junto à Artesp pela Prefeitura para a AutoBAn. Projetos contemplam uma passagem inferior à rodovia, conectando os dois lados. As intervenções contam com projetos específicos que estão em avaliação pelos órgãos competentes do Estado. Além do quilômetro 54, a Prefeitura pede nova ligação entre o Engordadouro e Distrito Industrial(quilômetro 65); nova ligação entre a avenida Antônio Frederico Ozanam, avenida Luís Latorre e Estrada do Varjão(quilômetro 62); duplicação do viaduto do Retiro(quilômetro 61) e melhoria no acesso à avenida Jundiaí(quilômetro 58).

Questionada, a Artesp respondeu apenas que os projetos estão sendo analisados. A agência reguladora não deu prazo para o fim destas análises. A Autoban explicou que “segue em tratativas e discussões sobre o desenvolvimento dos projetos funcionais que foram protocolados na Artesp e terão que passar por aprovação para seguir com o desenvolvimento dos projetos executivos. Após isso, ainda será necessário a sinalização do Governo do Estado quanto a inclusão dos investimentos e a celebração do Termo Aditivo Modificativo”.

Em 2022, com o fechamento do acesso na vila Comercial(foto), motoristas passaram a reclamar dos congestionamentos ainda mais frequentes naquela região. Na ocasião, O Jundiaí Agora entrou em contato com a Prefeitura e recebeu como resposta que “foi enviado ofício à Artesp(Agência de Transportes de São Paulo), solicitando medidas que possibilitem a reabertura do acesso e aguarda resposta do órgão competente”. Já a Autoban explicou que o fechamento do acesso foi aprovado pela Artesp e pela própria Prefeitura.

Em nota, o Executivo afirmou que “o local faz parte da faixa de domínio da concessionária e que a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade Gestora de Mobilidade e Transporte(UGMT), fez diversas reuniões com os representantes a fim de buscar soluções para minimizar os impactos no trânsito nas vias daquela região. Um ofício foi encaminhado à Artesp, solicitando medidas que possibilitem a reabertura do acesso. Contudo, o Município aguarda manifestação do órgão”. Também através de nota, a Autoban reafirmou que o fechamento do acesso é definitivo. “A medida foi adotada em função das obras de implantação de segmentos de pista marginal entre os quilômetros 52+890 e 56+180 da pista norte – sentido interior – da Via Anhanguera, cujo projeto foi aprovado pela Artesp e Prefeitura de Jundiaí”, informou.(Foto: Google Maps)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES