ÁRVORES, nossas aliadas em todos os lugares

árvores

Neste espaço tenho feito reflexões sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas, bem como a possibilidade de todos agirem concretamente para um maior equilíbrio. Neste contexto, quero abordar novamente a importância das árvores, nossas aliadas em todos os lugares, finalizando com mais uma homenagem relacionada a ação concreta voltada à educação ambiental.

As árvores são importantes nas áreas de preservação ambiental, bem como nas áreas urbanas, nas margens dos córregos e rios, nas praças, jardins e também nas calçadas.

São inúmeros os benefícios que as árvores proporcionam.  As árvores tornam o clima da cidade mais ameno, aumentam a umidade relativa do ar, ajudam a diminuir as enchentes, a controlar os ventos, a diminuir a poluição sonora. Ainda, fornecem oxigênio e funcionam como um filtro das partículas em suspensão no ar, diminuindo a poluição atmosférica. Atraem e mantêm variadas espécies de animais.

Muitas árvores estão ligadas à vida das pessoas e das cidades, representando um valor paisagístico e memória histórica, como é o caso da Rua Anchieta em Jundiaí. Imaginem esse local sem a arborização que existe atualmente.

Ao apreciar a beleza de uma árvore, as pessoas exercitam a sensibilidade. Elas trazem paz e despertam emoções e criatividade.

A arborização urbana também proporciona economia de recursos públicos, havendo estudos que indicam que elas ajudam a evitar danos ao pavimento asfáltico, regulando a temperatura e evitando choques térmicos quando caem as chuvas, reduzindo também danos com enchentes. Uma única árvore frondosa possui o efeito refrescante de quatro aparelhos de ares-condicionados. Além disso, transfere cerca de 400 litros de água por dia para o ar, resfriando seu entorno e melhorando na umidade relativa do ar.

Contei anteriormente que no interior de Goiás um padre aplicava como penitência o plantio de uma árvore. Em Matão foi desenvolvido um projeto onde para cada registro de nascimento era incentivado o plantio de uma árvore, com envolvimento das famílias e do poder público. Durante minhas aulas de Direito Ambiental, os alunos eram incentivados em atividade facultativa ao plantio de uma árvore, aprendendo a observar o meio em que vivem e a relatar o desenvolvimento da espécie escolhida. Em Jundiaí, atuando pelo Ministério Público obtive  compromissos de plantios de árvores nas margens do Rio Jundiaí, entre outros córregos, incluindo também a realização e implementação de um Plano de Arborização Urbana pelo Município.

OUTROS ARTIGOS DE CLAUDEMIR BATTAGLINI

IMPORTÂNCIA DO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

ECONOMIA CIRCULAR E O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

FOGO NA MATA, MATA

Em frente à minha casa, eu mesmo plantei uma árvore, da espécie Pau Brasil (espécie que inspirou o nome de nosso país e ameaçada de extinção). Hoje está robusta, servindo de balanço para as crianças, de sombra para o jardim e um banco(foto), inspirando os vizinhos a curtirem seus benefícios. Além dela há outras da arborização urbana que embelezam e contribuem com o meio ambiente.

Melhorar a arborização urbana e cuidar de podas adequadas é fundamental. Se uma árvore necessita ser removida, deve ser substituída.

Quero deixar aqui mais um exemplo de atitude ambiental. O senhor Angelo Pellegrino, que é da nossa região, trabalhando com viveiro de mudas e ajudando com isso a melhorar o meio ambiente, deixou seus ensinamentos de amor pela natureza no livro “A Árvore e o Homem”. Nele temos um diálogo inspirador sobre a importância e os benefícios das árvores para o planeta, bem como a interligação de todas as coisas e a importância da proteção ambiental, além da transmissão de conhecimentos e o valor do respeito e amizade. O autor também faz sua parte para a melhoria da conscientização e da educação ambiental, tanto de crianças como de adultos, que, como já disse, são fundamentais para um futuro melhor e para uma vida com maior dignidade para todos.

Finalizo com o apelo do autor, Angelo Pellegrino, contido na capa, bem como no propósito motivador do seu livro: “Conto com Você”.

CLAUDEMIR BATTAGLINI

Promotor de Justiça (inativo), Especialista em Direito Ambiental, Professor Universitário, Consultor Ambiental e Advogado. Membro da Comissão de Meio Ambiente da 33ª Subseção-Jundiaí da OAB-SP. E-mail: battaglini.c7@gmail.com

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES