A Marcha da Consciência Negra, em Jundiaí, acontecerá neste domingo(20), a partir das 9 horas. O encerramento, no Clube 28 de Setembro, contará com show do Bloco Kekerê. O tema deste ano será “Por um Brasil e uma Jundiaí com Democracia e Sem Racismo”. Os organizadores entendem que a construção da sociedade brasileira passa necessariamente pela luta e combate ao racismo.
A programação do evento, que contará com intervenções artísticas durante todo o trajeto, será a seguinte:
9 horas – Concentração na Praça do Gabinete de Leitura Rui Barbosa, no centro;
9h30 – Marcha pelas ruas Barão de Jundiaí, do Rosário, Barão do Triunfo, Coronel Leme da Fonseca e Petronilha Antunes;
11 horas – Encerramento no Clube 28 de Setembro,
11h30 – Show com Bloco Afro Kekerê.
História – A Marcha da Consciência Negra é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, considerado líder nacional. Ele foi brutalmente assassinado pelo bandeirantes Domingo Jorge Velho. Zumbi dos Palmares foi degolado e teve a cabeça foi exposta no dia 20 de novembro de 1695.
Na década de 1960, o movimento social negro brasileiro, iniciou trabalho para o reconhecimento de Zumbi dos Palmares, como herói nacional. Em 1995 foi realizada a primeira Marcha Nacional Zumbi dos Palmares. Mais de 100 mil pessoas ocuparam as esplanadas dos ministérios, em Brasília, e finalmente Zumbi se tornou herói nacional, com nome e legado inseridos, em março de 1997, no Livro de Aço dos Heróis e Heroínas Nacionais. A partir daí começou o movimento negro para tornar o dia 20 de novembro como feriado em homenagem a Zumbi dos Palmares.
A data foi transformada em feriado, em Jundiaí, em 2012. Neste ano ocorreu a 1ª Marcha da Consciência Negra local. Desde então, as organizações e entidades negras e de direitos humanos, coletivos de educação, arte e cultura, organizam o evento na cidade. A cada ano, um tema é apresentado a sociedade com o objetivo de reflexão para a luta antirracista e de enfrentamento.
A organização é dos grupos Olhares e Vozes Antirracistas, Jundiaí Sem Racismo, Círculo Palmarino, Convergência Negra, Coalizão Negra e Coletivos de Cultura. Toda a sociedade local está convidada.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES