Cardiologistas do HSV expõem caso raro em congresso europeu

cardiologistas

Há dois anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) dava início às atividades da enfermaria de cardiologia clínica. Referência na área, os especialistas se dedicam ao cuidado integral e direcionado de pacientes com doenças cardíacas, investigando, avaliando e tratando casos de diversas complexidades. A excelência do trabalho realizado pela equipe chamou atenção no ESC Congress 2024, o Congresso Europeu de Cardiologia, edição 2024. Realizado em Londres, na Inglaterra, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro, o evento reuniu especialistas de renome mundial para debater os avanços mais recentes na cardiologia. Durante o congresso, a equipe do HSV, representada pelos cardiologistas Gustavo André Boeing Boros e Laís de Oliveira Toledo, apresentou um caso raro registrado no hospital jundiaiense.

Investigação médica – “Uma paciente de 53 anos foi admitida na unidade com um quadro considerado típico, inicialmente suspeito de infarto do miocárdio. Contudo, durante o acompanhamento, identificamos que não se tratava de um infarto comum, mas de vasoespasmo coronariano, caracterizado por contrações involuntárias das artérias coronárias. Além disso, a paciente apresentava um quadro subjacente de cardiomiopatia hipertrófica (CMH), uma doença rara que até então não havia sido diagnosticada”, explicou Gustavo.

A partir desse ponto, os cardiologistas seguiram o protocolo de MINOCA (Infarto do Miocárdio com Artérias Coronárias Não Obstruídas), uma condição especial em que, apesar das artérias parecerem normais, há problemas no fluxo sanguíneo para o coração. O diagnóstico foi confirmado por exames de cateterismo e ressonância magnética cardíaca. A paciente permaneceu hospitalizada por quatro dias, foi tratada com medicamentos e segue em acompanhamento ambulatorial, com recuperação bem-sucedida.

Destaque internacional – A condução do caso pela equipe foi amplamente elogiada no congresso. “Além de centralizar os casos com a criação da enfermaria, conseguimos oferecer um atendimento personalizado, agilizando os processos e reduzindo o tempo de internação. Todos os exames foram realizados no HSV, com apoio da ICON para ressonância magnética cardíaca. Avaliamos a paciente de maneira completa, e, por ser um caso interessante, submetemos para publicação. O ESC é o maior congresso de cardiologia do mundo. Desta forma, é uma grande satisfação levar o nome da Instituição para esse importante evento. Agradeço a todos os colegas da equipe, incluindo o médico Denis Tohizaku T. Hatanaka, que atua conosco na enfermaria, e o médico Lourenço Ligabó, que nos auxiliou na parte hemodinâmica”, concluiu Gustavo.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES