Existia em Jundiaí uma loja de brinquedos chamada Casa do Bolinha. Essa loja ficava no Centro, na rua Barão de Jundiaí, e era o verdadeiro paraíso da criançada. Na época do Dia das Crianças e Natal, quando bate na gente aquele sentimento saudosista, sempre lembro da alegria que era passear pelos corredores desta loja e ir observando aquela quantidade enorme de brinquedos, sem saber qual escolher. Claro, a dificuldade era escolher só um brinquedo, e que estivesse dentro do orçamento…
Não tínhamos muitas outras lojas de brinquedos na cidade, o que significava que a Casa do Bolinha era um santuário para nós, crianças. E presente bom tinha de vir com o selo da Estrela, essa sim a maior empresa de brinquedos que o Brasil já teve, mas que acabou perdendo espaço para os brinquedos chineses, que em qualidade não chegam nem aos pés dos estrelados.
Lembro que ainda nos anos 80 as meninas eram vidradas por duas bonecas: a Guigui e a Tippy. Eram produtos altamente avançados para a época, com certeza. A Guigui, por exemplo, mexia o bracinho e dava risadinha, já a Tippy andava de bicicleta. Um verdadeiro luxo! Mas eu não tive nenhuma delas. Recentemente a Estrela relançou as duas, em comemoração aos 70 anos da marca.
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
Meu presente inesquecível foi outra boneca, muito mais fashion: a Suzi. Esta sim representava a menina moderna. Ela era esguia, tinha pernas alongadas e seios. E melhor, vinha com cartelas de roupinhas, que custavam os olhos da cara e minha mãe se recusava a comprar. A Suzi nasceu em 1963 e dominou o mercado por várias décadas. Era uma cópia de outra boneca, a Sindy, de origem inglesa. Lembro quando ganhei minha Suzi. Foi uma alegria imensa. E junto com ela vieram ainda o guarda-roupa, a caminha e a penteadeira com o banquinho. Causava inveja nas amiguinhas.
Eu mesma fazia as roupinhas, que em nada se pareciam com os trajes que vinham nas cartelas da boneca. Mas criança tem imaginação fértil e com uma meia velha eu conseguia fazer um vestido de baile. E passava horas e horas entretida com a Suzi, trocando seus trajes, penteando seus longos cabelos, fazendo penteados. Até hoje ela está guardada, mas já não tem o mesmo viço de outrora. Seus cabelos estão mais ralos, suas roupas pouco esfarrapadas, seus sapatinhos sumiram. Engraçado, quando minhas filhas nasceram e já tinham idade para brincar com bonecas como a Barbie e a Polly, era sempre a Suzi que elas preferiam. Bons tempos que eu aproveitei, e muito.
VÂNIA ROSÃO
Formada em jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na internet.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES