Os vereadores de Itupeva aprovaram por unanimidade a instalação de uma Comissão Processante para apurar a quebra de  parlamentar do vereador Valdir Ceará (PSB). Ele é apontado pelo autônomo Alef Braian Reis como recebedor de benefícios da Prefeitura. A conclusão veio após um áudio ter sido vazado nas redes sociais. A Comissão Processante poderá cassar Ceará ao final das investigações.

A ideia do requerimento e da investigação veio após o vereador citar o chefe de gabinete do prefeito e o secretário de Educação de sempre darem um ‘jeitinho’ de conseguirem ‘favores junto ao Poder Executivo. Também foi citada a intervenção – numa suposta fiscalização da Prefeitura – contra um dos irmãos do vereador. “O requerimento é uma forma de fazer os fatos aparecerem. Saio daqui satisfeito e desta vez aguardarei a justiça acontecer”, completou Alef.

Valdir Ceará já havia escapado de um procedimento parecido quando também era acusado de quebra de decoro por um suposto assédio sexual a uma moradora da cidade. Na ocasião os vereadores rejeitaram por 6 votos a 3 a abertura da comissão. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

O único tumulto na sessão aconteceu quando o youtuber Bruno Aurevilly utilizou um megafone (acima) para expor um novo áudio onde o vereador citava outros colegas com regalias. A sessão foi suspensa por cinco minutos e em sua reabertura os vereadores aprovaram a abertura da comissão.

Comissão reunida – Os integrantes da comissão foram definidos por sorteio. Ficou definido que Eri Campos (PSB) será o presidente da comissão; Osvando Santos (PSD) será o relator. Jota Junior (SD) completa a comissão.

Nesta quarta-feira(29), a comissão se reunirá pela primeira vez e pedirá a defesa do vereador Valdir Ceará sua defesa prévia. A comissão tem um prazo de 30 para receber a defesa e apresenta-la a presidência da Câmara.

Segundo o regimento interno, a defesa será levada ao plenário onde os vereadores votarão pela continuidade ou arquivamento do procedimento. “Temos que dar voz a população. Essa comissão não tem poder de julgamento, no entanto, todos os envolvidos devem ser ouvidos para esclarecer os fatos”, afirmou o vereador Jota Junior.

VALDIR CEARÁ JÁ ESCAPOU DE UM PROCESSO POR QUEBRA DE DECORO PARLAMENTAR RECENTEMENTE. CLIQUE AQUI E RELEMBRE

Já o presidente da Comissão, Eri Campos, ressaltou a importância da abertura da Comissão e defendeu a imparcialidade dos integrantes. “Somos do mesmo partido, mas aqui representamos a população. Faremos nosso trabalho e apontaremos o que for preciso”, concluiu.

Já o advogado de defesa de Valdir Ceará, Hélio Ercínio dos Santos Junior, revelou sua frustração com o resultado do plenário, mas se diz confiante com a defesa a ser apresentada. “Vamos provar para a comissão e a sociedade que os fatos não são verdadeiros. Vamos entregar nos autos um atestado de idoneidade do nosso cliente”, afirmou.

Segundo Eri Campos, a votação que pode determinar a sequência ou interrupção dos trabalhos deverá acontecer na última sessão antes do recesso, no dia 25 de junho. Caso os vereadores votem pela continuidade da comissão o vereador pode ser absolvido ou ter seu mandato cassado.(Texto e fotos: Robson Moura)

VEJA VÍDEOS

GESTANTES DEVEM TOMAR VACINA CONTRA GRIPE, DIZ GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

TRIVACIN PREMIUM: O ÚNICO REMÉDIO CONTRA O SARAMPO É A VACINA

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES