Depois de oito anos de espera, o Centro das Artes Pedro Fávaro, na rua Barão, será reinaugurado. A data da festa já está marcada: 14 de dezembro, quando Jundiaí completará 367 anos de elevação à vila. O local terá duas salas de espetáculo, denominadas “Glória Rocha” e “Josette Feres”, além de uma galeria de exposições que receberá o nome de “Olga de Brito”. O aniversário contará ainda com entregas de obras e de atrações culturais.
A Fundação Casa da Cultura e Esportes, inclusive, receberá até o próximo dia 27 as inscrições dos artistas visuais de Jundiaí interessados em participar do Projeto Expositivo de Artes Visuais para a realização da primeira exposição da Galeria de Artes Olga de Brito, no novo Centro das Artes. A mostra será realizada de 14 de dezembro a 10 de março de 2024 e reunirá 40 artistas selecionados, com 40 obras (uma de cada selecionado), sendo conferido a cada artista o valor de R$ 1,5 mil a título de premiação.
CLIQUE AQUI PARA SABER MAIS SOBRE AS INSCRIÇÕES
A reforma começou em 2015, ainda na gestão de Pedro Bigardi. Porém, segundo informações do gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, “até dezembro de 2016, apenas 22% das obras haviam sido realizadas, muito aquém do cronograma previsto no contrato. Portanto, a administração atual recebeu a obra paralisada, conforme consta de relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Em julho de 2017, a empresa responsável pela reforma propôs o distrato amigável do contrato por conta de atrasos nos pagamentos registrados entre 2015 e 2016, de responsabilidade da administração anterior”.

Em junho passado aconteceu a última vistoria oficial do prédio. O prefeito Luiz Fernando Machado, acompanhado dos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Peroni e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), realizou uma vistoria técnica nas obras do Centro das Artes. Eles verificaram os avanços na revitalização da Sala Glória Rocha e demais espaços do complexo. As obras, na ocasião, estavam 95% prontas. Já se especulava que a inauguração ocorreria em dezembro deste ano.
Para realização do projeto os investimentos foram de R$ 15,6 milhões. A Sala Glória Rocha terá capacidade para 275 lugares e recebeu a ampliação do pé direito, do palco e a implantação de uma rotunda, cortinas e roupagem cênica. Além disso, a sala ganha acessibilidade com poltronas adaptadas e cabine de audiodescrição. O espaço também terá um elevador de carga para entrada de cenários e equipamentos.
“No início da gestão firmamos o compromisso com a classe artística de entregar um espaço moderno e completamente revitalizado. É um orgulho muito grande ver um local histórico para Jundiaí prestes a ser reaberto, com o melhor teatro do interior de São Paulo e toda a infraestrutura necessária para garantir o conforto para toda a população”, afirma Luiz Fernando.
O Centro das Artes terá uma ampla área de convivência, com espaço para apresentações e projeções artísticas, central de bilheteria para todos os eventos promovidos pela Unidade de Gestão de Cultura, uma cafeteria, um empório para comercialização de produtos locais e um ambiente de coworking do Jundiaí Empreendedora. Ainda no térreo haverá uma nova sala de espetáculos com até 125 lugares móveis, para manejo de acordo com a necessidade. No andar superior será inaugurada uma galeria de exposições, com iluminação cênica. O acesso conta com um elevador, o que garante a acessibilidade.
“Com planejamento e responsabilidade conseguimos avançar para tirar esse importante equipamento cultural do papel, com um teatro moderno para artistas e para a população. Os investimentos em cultura são uma marca da gestão e estão em consonância com as políticas voltadas às crianças, pois garantem oportunidades e podem transformar a vida de todos”, comenta Parimoschi.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES