O Projeto Cidadania Itinerante foi desenvolvido pelo governo de São Paulo e acontece em parceria com as prefeituras. A ideia do projeto é levar o acesso a justiça a regiões de vulnerabilidade. O ônibus do projeto está em Jundiaí. Assista à reportagem de Luciana Coutinho, da TVTEC:
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO CIDADANIA
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania, lançou o projeto Cidadania Itinerante e agora oferece os serviços dele em Jundiaí. Hoje(28), o ônibus do projeto está na Cáritas Diocesana(avenida Pastor Francesco Ciaramella, 10 – Parque Residencial Almerinda Chaves). Amanhã estará na Praça Governador Pedro de Toledo (centro da cidade). Entre os dias 30 e 1º de julho, o local ainda não foi definido. O atendimento ocorre sempre das 9 às 17 horas.
Os principais serviços disponíveis são:
- Emissão de 2ª Via: Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito; Emissão de 2ª via de CPF;
- Emissão de 2ª via de contas de consumo: água e luz; Emissão de Carteira de Trabalho Digital;
- Atestado de antecedentes criminais; Entrada no Seguro-Desemprego; Elaboração de currículo.
Também terão atendimentos para receber denúncias, realizar orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Políticas para a Mulher (CPMULHER), Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC) e Centro de Integração da Cidadania (CIC), assim como para os Programas: Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM) e atendimento com a Ouvidoria.