A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo(Setur-SP) está investindo na construção da identidade e no posicionamento dos destinos turísticos do Estado por meio da construção de marcas. Para isso, foram analisados os atrativos de cada região, dados do setor e entrevistas com o público que visita e mora no local. O Circuito das Frutas – formado por 10 cidades entre elas Jundiaí, que se destacam pelos parques temáticos e pela produção de 40% das frutas de mesa consumidas pelo Brasil – virará marca turística em breve.
A Setur-SP não informou quando a marca Circuito das Frutas será lançada. Jundiaí e região, cujo turismo marcado pela produção de uvas e vinhos, além de oferecer rotas ciclísticas aos visitantes, deverão ganhar vídeos promocionais com os principais pontos turísticos dos municípios, além de um guia da marca, um manual com informações estratégicas e diretrizes de como potencializar a comunicação. Antes serão entrevistados interlocutores regionais, incluindo gestores de equipamentos turísticos, rede hoteleira e pousadas, restaurantes, guias de turismo e produtores impactados diretamente pela ação.
O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, afirma que o objetivo do lançamento das marcas é ampliar o potencial de cada uma das regiões. “De modo que se tornem mais competitivas, criando vínculos emocionais com os visitantes”, afirma. Segundo Lucena, o trabalho tem revelado vocações e criado sinergias entre os municípios. “Em muitos casos, o processo leva a descoberta de novas oportunidades de negócio, consciência sobre o que são e o que desejam”, diz o secretário.
O Circuito das Frutas é formado por Jundiaí, Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, que se destacam pelo turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas como a uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo. A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios. A gastronomia também é destaque.
A primeira marca lançada foi para o Vale do Ribeira. O “Vem pro Vale” explora a mística das cavernas e das áreas de preservação ambiental. A região oferece atrativos para os mais diferentes interesses: praias, parques florestais, cavernas, cachoeiras, rios, trilhas para ciclismo e caminhadas, observação de fauna e flora, pesca, construções e centros históricos, igrejas/templos/rituais/festas religiosas, quilombos, aldeias indígenas e sítios agrícolas.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES