Coleta seletiva aumenta 8% em 2018 em Jundiaí

A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) da Prefeitura de Jundiaí coletou 580 toneladas a mais de materiais recicláveis e inservíveis em 2018 na comparação com 2017. No ano passado, o volume atingiu 8.080 toneladas, ante 7.050 toneladas do ano anterior, o que representa um aumento de 8% na coleta seletiva. Todo o material recolhido nos bairros é levado ao Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol), onde é feita a separação e destinação correta.

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, o ganho de produtividade é fruto do esforço de conscientização que vem sendo realizado na Unidade desde o início da gestão. “O aumento da coleta está diretamente ligado ao maior número de pessoas que fazem a separação correta. Por isso investimos muito em educação ambiental”, destaca.

Os três tipos principais de materiais mais recolhidos são plásticos, papelão e vidro. Após a separação no Geresol, o material é vendido e o dinheiro obtido é utilizado nas ações educativas e de preservação do meio ambiente. “Nós usamos o dinheiro na compra de lixeiras novas para substituição em toda a cidade e também para conscientizar a população. Ano passado, por exemplo, cerca de 2,5 mil crianças participaram de atividades no Geresol dentro do projeto Guardiões da Natureza, ou seja, só nessa iniciativa foram milhares de famílias atingidas”, afirma Moraes.

VOCÊ É CONVIDADO DA RAINHA

FESTA DA UVA COMEÇA HOJE

PODE ACREDITAR: O PARQUE DA UVA ERA ASSIM ATÉ 2004

A coleta seletiva é realizada em toda a cidade. O caminhão da empresa contratada para o serviço passa em cada bairro duas vezes por semana, em horários que dependem da região. Para consultar os dias e horários que a coleta seletiva passa em seu bairro basta acessar este link e colocar o CEP da sua rua. (Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jundiaí)