Comissão de Mães e Prefeitura: Políticas para pessoas com deficiências

comissão de mães

O prefeito Luiz Braz e o vice-prefeito, Paulo Fávaro, se reuniram com quatro representantes da Comissão de Mães de Pessoas com Deficiência de Campo Limpo Paulista, com o objetivo de abordar pautas, apontamentos e debater políticas públicas de inclusão social no município. A reunião contou, ainda, com a presença do secretário de Educação, Vinícius Passarin Neves, da secretária de Saúde, Alynne Sousa, e da diretora de Trânsito e Transporte, Margarete Machado.

Dentre as demandas solicitadas, muitas delas já estão em andamento e/ou planejamento pelo poder público, como a impressão da carteirinha do autista, auxiliares e monitores para a sala de aula, além de curso de capacitação para profissionais da educação, sobre como trabalhar o pedagógico e comportamentos de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista). “A carteirinha já está sendo impressa e logo deve chegar nas mãos de vocês. Além disso, nossos profissionais de educação também vão passar por capacitações, bem como os monitores que estão sendo contratados”, diz Vinicius.

Na área de saúde, Alynne Sousa destacou a criação do Centro de Especialidades que já está prestes a ser construído, além de outros serviços como equoterapia – técnica que usa o cavalo como aliado no desenvolvimento biopsicossocial -, maior proximidade com a APAE, além da vinda de novas especialidades para o município, por meio do consórcio.

Os secretários comentaram sobre a aquisição de veículos adaptados, a criação de leis que permitam a gratuidade do transporte também para acompanhantes e a inserção de ações voltadas às Pessoas com Deficiências no calendário municipal. Outras ações devem ser feitas pelo executivo, como a criação de uma cartilha educativa e demais práticas de conscientização. 

A Comissão de Mães é formada por 60 mulheres e foi criada no início deste ano, e trabalha as necessidades da comunidade das pessoas com deficiências. Isalina Pompeu Candido de Souza tem um filho autista, é presidente da comissão e comenta sobre a reunião. “Foi muito produtiva e positiva. Ficamos felizes em saber que as pautas que trouxemos já estão em andamento pelo poder Executivo.” 

GM – Para continuar atuando de maneira eficiente na segurança da cidade, a Secretaria de Segurança Integrada enviou os guardas municipais Max Willian Vicente Ferreira e Gregory Russani Bueno ao Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu, para participar de uma capacitação sobre uso de equipamentos e de aplicação de técnicas não letais. 

O objetivo é fazer com que o uso do armamento letal seja a última opção na defesa da sua vida ou de terceiros, ou seja, quando realmente não existir outra alternativa, devendo primar pelo uso diferenciado e seletivo da força, o qual ficará a critério do agente, discernir e decidir, de forma proporcional, o dispositivo a ser utilizado. 

A partir desse curso, os GCMS que participaram poderão repassar o conteúdo que aprenderam para os demais colegas de trabalho. “Aprendemos que não é só usar o dispositivo, mas estar preparado também, para lidar com o pós, saber como agir em determinadas situações justamente porque sabemos todos os efeitos”, afirma o GCM Max Willian Vicente Ferreira. Segundo a Secretaria de Segurança Integrada, os equipamentos não letais para a Guarda Municipal já foram comprados, com previsão de chegada até dezembro.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES