O tão esperado pedido de desculpas do vereador e pastor evangélico Roberto Conde aos praticantes de religiões de matrizes africanas não aconteceu segundo os ofendidos. Depois dos quatro minutos de fala do parlamentar, o presidente da Uniterreiros – Associação das Comunidades de Terreiros de Jundiaí e Região -, o advogado Gihad Abbas, disse que “Conde foi ridículo e perdeu a oportunidade, fazendo um discurso que serviu de chacota”. O que irritou ainda mais os fiéis presentes é que Roberto Conde não citou a palavra “Umbanda” e não pediu desculpas em nenhum momento. Para os que os umbandistas que teriam “severamente o hostilizado”, o vereador disse que os perdoavam. Estas palavras causaram agitação no plenário. Um participante chegou a gritar: “Toma vergonha Na cara” (veja vídeo abaixo).
Abbas considerou o discurso do vereador evangélico “um absurdo”. Para ele, Conde foi “um homem sem palavra” já que nas últimas semanas os dois teriam conversado detalhadamente sobre este pedido de desculpas.
O presidente da Uniterreiros ainda não pensou ainda se tomará alguma medida legal contra o parlamentar. “Não sei se ele é digno de tanta atenção”. De qualquer forma, o presidente da entidade irá redigir uma resposta formal nas próximas horas. Nesta quarta-feira(11), acontecerá uma reunião com os diretores da Uniterreiros que dará continuidade ao assunto. Nela, serão discutidas as providências que deverão ou não ser tomadas.
VEJA TAMBÉM
VEREADOR ROBERTO CONDE TERÁ DE PEDIR DESCULPAS A UMBANDISTAS POR DETERMINAÇÃO JUDICIAL
COMISSÃO DE ÉTICA DA CÂMARA DE JUNDIAÍ ARQUIVOU REPRESENTAÇÃO CONTRA CONDE