Jundiaí, 1975. Começa a construção da avenida Nove de Julho. O prefeito é Ibis Cruz. Domingos Lepoli pega uma câmera Super-8 para fazer imagens da movimentação das máquinas. Mal sabia ele que estava produzindo um registro histórico importante e talvez único. Neste vídeo, além do início das obras, é possível ver o supermercado Jumbo, a avenida Jundiaí e também o início da rua do Retiro. Hoje, a Nove de Julho é um dos mais importantes cartões postais da cidade. Bonita, tomada por prédios e estabelecimentos comerciais, é o retrato da força econômica da cidade.
Nas últimas campanhas eleitorais, quando Ibis se candidatou e conseguiu pouquíssimos votos, sempre repetiu o mesmo discurso: durante seu mandato construiu muito. É verdade. Além da Nove de Julho, foram feitas as avenidas 14 de Dezembro, Antônio Frederico Ozanam e Imigrantes. (Vídeo cedido ao professor Maurício, do Sebo Jundiaí, pelo neto de Domingos Lepoli, Carlos Carbonari, responsável também pela edição do material).
Agora, algumas fotos para relembrar a história da avenida do Córrego do Mato:
Flagrante da construção da avenida Nove de Julho: Homens trabalhando, montanhas de terra, caminhões pra lá e pra cá. E o Jumbo ainda era um dois dois melhores supermercados da época. O outro era a Eletro, na rua XV de Novembro…
Mais uma do início das obras, só que agora focando o outro lado da avenida, em direção ao shopping, à Estação Rodoviária…
RELEMBRE COMO A AVENIDA NOVE DE JULHO ERA ANTES DE 1975
Ainda em 1975, só que agora nas proximidades do Tênis Clube
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
A inauguração do primeiro trecho da avenida Nove de Julho estava próxima. Este panfleto comemorativo foi espalhado em toda cidade…
Uma bela imagem noturna da Nove de Julho recém-inaugurada. O mesmo traçado, o mesmo jeitão. Só o Jumbo não existe mais…
VEJA TAMBÉM:
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: MUITAS NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES