As sedes dos Centros de Assistência de Referência Social (CRAS) – que realizam projetos de inserção no mercado de trabalho e inclusão social – realizaram 23 mil atendimentos entre janeiro e julho deste ano. Este atendimentos foram presenciais, por telefone ou visitas domiciliares. Também foram realizados 7,4 mil atendimentos coletivos.
As sedes do CRAS são divididas por regionais, em diferentes bairros de Jundiaí. A diretora do Departamento de Proteção Social Básica, órgão ligado à Unidade de Gestão de Assistência de Desenvolvimento Social (UGADS), Renata Bonafim Stoqui, explica que o CRAS é um equipamento público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de assistência social possibilitando aceso rápido e fácil da população.
“Muitas pessoas conhecem o CRAS apenas pela distribuição de cestas básicas, mas a atuação vai muito além disso. Trata-se de política pública presente para desenvolver cada pessoa, cada família e até mesmo a sociedade. Os CRAS são responsáveis por diversos serviços que visam a prevenção de situações de vulnerabilidade social e a promoção da autonomia, incluindo o acompanhamento de famílias em situação de risco e a oferta de orientações e suporte para melhorar as condições de vida”, explica da diretora.
Em Jundiaí existem seis unidades, além de dois Centros de Convivência do Idoso (CCI) instalados em pontos estratégicos. São atendidos famílias e indivíduos em situação de desproteção, em especial pessoas com deficiência, idosos, pessoas inseridas no Cadastro Único (CAD Único), beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A gestora da UGADS, Maria Brant de Carvalho Falcão, enfatiza que o CRAS é a primeira porta de acesso da população aos serviços sociais do município, por isso, trata-se de um órgão de papel fundamental dentro dos territórios, tanto de acolhimento quanto de atuação. “As unidades têm uma atuação muito estratégica nos territórios, ou seja, reconhece, identifica e mapeia aquelas famílias que precisam de fato do nosso apoio e aí a gente poder fazer essa oferta”, explica.
Entre os serviços ofertados à população, destaque para a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), trabalho social com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.
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Além disso, é oferecido acesso à qualificação profissional e inclusão no mundo de trabalho como estratégia de inclusão socioprodutiva e renda, da população em condições de vulnerabilidade e risco social, atendidas nos serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Este trabalho é feito, por meio da realização de oficinas que promovem desenvolvimento humano e que favorecem aos usuários a aquisição de repertórios que possam potencializar sua inserção no mundo do trabalho, através de encaminhamentos para cursos de qualificação profissional em conjunto com a Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS.
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