O mercado de SUVs no Brasil anda agitado, com todas as marcas se esforçando para atrair a atenção dos consumidores e vender mais. E o cardápio de opções está bem variado, com modelos e versões para todos os gostos. Nestas horas de competição acirrada que o marketing das fabricantes usa todo tipo de estratégia para atrair a nossa atenção. E se você reparar bem, de tempos em tempos algumas ideias que deram certo no passado voltam de roupa nova. É o caso da Hyundai que acaba de lançar o Creta NLine…

A onda do momento é dar uma roupagem esportiva para modelos de série sem obrigatoriamente entregar esportividade, a não ser no visual. Nem vou ocupar espaço aqui para aprofundar o tema, mas quem não lembra de clássicos do “me engana que eu gosto” como Corcel GT, Palio Sporting, Escort XR3, Gol GT e, mais recentemente Sandero R-Line, HB20 Sport, Argo HGT… A lista é longa, quer mais? Fox Extreme, Yaris X-Way, Onix RS, Civic Sport, Corolla GRS… Isso sem contar os aventureiros da fantasia como CrossFox e CrossUp!, Argo Trekking, Sandero Stepway, Kwid Outsider… Chega, Senão a lista não termina.

Não que algum desses carros sejam ou tenham sido ruins, longe disso. Eles apenas satisfazem o desejo de ter um carro que transmita uma imagem de esportivo sem necessariamente entregar o desempenho que o visual sugere.

N e NLine – E agora, com os SUVs dominando o mercado e com caras e propostas muito parecidas, as fábricas voltam a resgatar essa moda. O Hyundai Creta, que passou por mudanças profundas no ano passado e que agora ganha nova versão “esportivada”, que foi batizada usando a sigla “NLine”.

A marca N foi criada pela Hyundai, em 2015, com a missão de ampliar o portfólio de produtos da marca, desenvolvendo veículos de alta performance com foco em pistas de corrida. O nome “N” é inspirado no formato das chicanes, curvas desafiadoras que exigem muita técnica do piloto e desempenho do carro; ele é também uma homenagem a Namyang, cidade na Coreia do Sul onde se localiza o centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Hyundai, e a Nürburgring, famoso circuito de corridas europeu onde são testados os veículos N.

Aproveitando o bom desempenho desses modelos, verdadeiramente esportivos, a empresa criou a designação “NLine”, que, segundo o marketing da fabricante coreana, tem personalidade própria e design exclusivo, atendendo os desejos de um consumidor que busca um visual esportivo e, ao mesmo tempo, elegante e sofisticado, com personalidade única, que reflita seu estilo de vida dinâmico e que, por meio de detalhes, possa diferenciá-lo dos demais.

Lá fora, os modelos dessa linha têm boa aceitação, principalmente na Europa, onde modelos como o Elantra NLine construíram uma boa reputação.

Creta NLine – Agora, o Brasil é o primeiro país a oferecer o SUV Creta com a marca esportiva, em sua versão voltada para elegância e sofisticação, focada no consumidor que valoriza estilo e exclusividade aliados a uma ótima performance de condução.

O Creta da nova Geração foi lançado no Brasil em setembro do ano passado e, desde então, vem se consolidando entre os líderes de seu segmento. O modelo elevou a régua no mercado nacional de SUVs ao unir um acabamento caprichado, com materiais de boa qualidade, a um conjunto de recursos que incluem teto solar panorâmico, comandos de voz e sistemas de segurança ativa.

Mas como a briga nesse mercado é de cachorro grande, a aposta da Hyundai para se manter em evidência foi oferecer uma versão com apelo diferenciado. E, visualmente o resultado realmente agrada!
Design inspira esportividade.

Entre os diferenciais da versão N Line com certeza o que mais chama a atenção são os novos para-choques dianteiro e grade frontal com acabamento de cromo escurecido. As novidades passam ainda pelas saias laterais e traseira, espelhos e barras de teto em preto brilhante, a moldura da coluna C em grafite, e o emblema N Line na grade frontal, para-lamas e rodas, acentuando a esportividade.

Além dos faróis e das lanterna em LED, com molduras escuras, esse novo Creta traz também rodas de liga leve de 17 polegadas, com design único, e a inédita saída de escapamento com duas ponteiras funcionais.

Interior com personalidade – O interior da nova versão também ganhou detalhes atraentes e sofisticados. Com acabamento todo em preto na parte interna, como forros e colunas, e detalhes em grafite no volante, no painel, no console e nas portas. O Creta N Line disponibiliza nova alavanca de câmbio, pedais esportivos em metal e banco revestido em couro sintético com costura na cor vermelha, acabamento que também está presente no descanso de braço central, nas portas e no volante.

Já o teto solar panorâmico segue sendo um dos pontos altos da versão, oferecendo uma das áreas envidraçada mais amplas disponíveis.

O modelo passa a oferecer itens que estavam disponíveis apenas na versão topo de linha Ultimate, com itens exclusivos como o sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga.

1.0 Turbo – O motor 1.0 Turbo GDI, com injeção direta de combustível equipa o Creta N Line. Ele entrega potência de 120 cv, com torque máximo de 17,5 kgf.m logo aos 1.500 rpm, que se mantém até 3.500 rpm.
A transmissão automática é de seis velocidades e, com o sistema Stop & Go, para desligamento e partida do motor, proporciona uma economia de combustível ainda maior.

Para não dizer que o Creta N Line é mais um esportivo de visual, a Hyundai fez sutis mudanças na parte dinâmica, com a adoção de novos amortecedores e molas um pouco mais firmes, que deixaram as suspensões dianteira e traseira mais rígidas e uma nova calibração da direção elétrica.

Como ainda não andamos no carro, quando fizermos a avaliação conferimos se essas mudanças mudaram o comportamento do SUV. Até lá, confiamos nas informações passadas pelo fabricante, certo?

PARA MAIS TEST DRIVE CLIQUE AQUI

O Creta NLine já pode ser adquirido desde o dia 7 na pré-venda de 200 unidades, com preço sugerido de R$ 159.490. O modelo desembarca nas concessionárias da marca a partir do dia 24 de junho. ©Joaquim Rimoli| AutoMotori 2022, com informações da Hyundai do Brasil.

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES