Recentemente escrevi sobre as eleições e a importância na escolha dos deputados que irão nos representar neste próximo mandato, tanto na Câmara Federal como na Assembléia Estadual, fazendo uma defesa da necessidade de se escolher candidatos locais identificados com a realidade da nossa cidade. Disse isso baseado no princípio que os impostos arrecadados são, na maioria das vezes, de natureza estadual ou federal, cabendo ao município uma parcela muito pequena desses tributos.
Bons representantes trarão parte destes valores de volta para a cidade possibilitando o atendimento das nossas necessidades em inúmeras áreas sensíveis que só poderão ser atendidas com essas verbas suplementares. Parece um pensamento simplista como se os deputados não tivessem outras funções ou se os princípios e crenças por eles defendidos tivessem importância secundária. Há, de fato, um considerável conjunto de tarefas altamente relevantes, da proposição de projetos de lei a votações de interesse do estado e das pessoas que fazem a função de deputado de suma importância na ordem democrática.
Na realidade estou chamando a atenção para um aspecto que considero extremamente importante: a vinculação local. Sem desconsiderar que a escolha de cada um deve se basear naquilo que acredita e naqueles que considera como representantes de suas idéias ou da defesa de seus interesses. Há candidatos de inúmeros partidos se propondo a buscar as melhores soluções para este ou aquele grupo, esta ou aquela categoria. Quase todas as plataformas pretendem atender as mesmas coisas: saúde, educação, segurança e até mobilidade urbana dentre outras. Se as propostas de um candidato mostram que isto é o que o eleitor quer, vote nele. Entretanto se não houver uma identificação clara com algum candidato, a sugestão de apoiar os candidatos locais nestas eleições parece bastante sensata.
OUTROS ARTIGOS DO PROFESSOR FERNANDO LEME DO PRADO
UM MAL DOS NOSSOS TEMPOS: FAKE NEWS
Sou um liberal convicto, desses que gostam de ler Adam Smith e seguir seus princípios. Defendo a livre iniciativa e um estado não intervencionista. Acredito no empreendedor que faz a economia girar e que efetivamente gera empregos e arrecada impostos, mas que nem sempre tem os incentivos e o suporte que sua importância e o seu trabalho requerem. Acho que a política deveria estar a serviço do cidadão e, jamais o contrário. Por isto insisto em que nossos representantes sejam eleitos para trabalharem por nós. Se estiverem a serviço de nossa cidade já será um bom começo.(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
FERNANDO LEME DO PRADO
É educador
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES