Nesta semana o que mais se ouviu foram reclamações. O calor tirou muita gente do sério. Se estivéssemos nas décadas de 1970, 1980, 1990, um mergulho nas piscinas da sede central da Esportiva, na rua XV de Novembro, resolveria o problema. Mas o imóvel foi vendido e virou um condomínio. A sede de campo, no Mato Dentro, continua funcionando.
A Esportiva era um dos clubes preferidos dos jundiaienses. Num local privilegiado, em pleno centro da cidade, a Esportiva tinha piscinas, times respeitados e um excelente Carnaval (que rivalizava com o Grêmio C.P., São João e Clube Jundiaiense), festas, discotecas.
Mas o tempo passou. Vieram os condomínios e com eles, o esvaziamento dos clubes. Afinal, um condomínio tem tudo aquilo que um clube tem e o morador nem precisa pegar o carro para se divertir. A Esportiva mergulhou em dívidas trabalhistas. A sede central da Esportiva foi vendida, demolida e hoje, onde havia quadra, piscinas que aplacavam o calor, restaurante, saunas, foi construído um condomínio.
Segundo o jornalista Rivelino Teixeira, em artigo publicado no www.coisasboasdoesporte.blogspot.com.br, em 1929, a Esportiva se transferiu para a então Chácara das Laranjeiras, onde instalou sua sede social, hoje demolida para a construção de prédios de apartamentos. A sede viria a ser vendida para quitar dívidas trabalhistas. Acima, registro do fotógrafo Jankzur do início das obras de construção da sede central. A inscrição no muro avisa: Propriedade da Esportiva – Futuro Ginásio de Esportes.
Rivelino prossegue: A área ocupada pela Esportiva formava um quadrilátero, delimitado pelas ruas XV de Novembro, Padroeira, Torres Neves e Avenida União dos Ferroviários, por onde anteriormente passavam os trilhos da Sorocabana.
Ali, foi construída a melhor e mais bonita quadra poliesportiva da cidade, e uma das mais completas e bonitas de todo o interior do estado. Em 1932 iniciaram-se as obras de sua primeira piscina e do prédio sede, o saudoso “Chalé” (de madeira) que servia também para aulas de ginástica, esgrima, tênis de mesa.
O AUGE






O FIM
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES