Os eSports fazem parte de nossas vidas há cerca de 25 anos. Nenhum esporte jamais se espalhou tão rapidamente por praticamente todo o mundo. Essa é a nossa opinião. O rápido avanço da tecnologia e o uso generalizado da Internet tornam isso possível.
Esportes tradicionais e eSports compartilham muitas semelhanças, mas mostraremos onde eles divergem neste texto. Apesar da maioria dos contrastes, descobriremos que os eSports oferecem benefícios que, em mais 25 anos, provavelmente nos permitirão encontrar um equilíbrio entre este assunto relativamente novo e os esportes tradicionais.
Vamos começar com os atletas, que são o componente central do esporte.
1- Os eSports são abertos a todos
O fato de todos os competidores serem tratados igualmente como seres humanos é exatamente o que tornou os eSports tão bem-sucedidos e continuará a fazê-lo no futuro. Genuinamente igualitários. Pode haver variações no equipamento de jogo, mas não há separação com base em raça, gênero ou cultura.
Frequentemente há um agrupamento histórico de indivíduos com características particulares nos esportes tradicionais.
Embora existam restrições de idade para alguns jogos competitivos, não há mais obstáculos para jogar junto. Os jogos multijogador de hoje exigem acesso a Internet e, se um jogador tiver um acesso à Internet, poderá instantaneamente embarcar nessa. Sem dúvida, existem preocupações regionais em relação aos jogadores de determinados países, mas isso não impede que os eSports sejam jogados.
Os esportes tradicionais são tipicamente diferenciados por gênero. Atletas trans têm maior impacto na distorção competitiva no atletismo. Homens e mulheres são categorizados de forma diferente devido a diferenças físicas em seus corpos. As separações com base no peso corporal ou na idade também são destacadas.
Nos eSports, nada disso está presente. Um jovem de 16 anos pode triunfar sobre adversários muito mais velhos. Além disso, não faz diferença se é menino ou menina.
2- Equipamentos de eSports costumam ser mais caros
Estamos cientes de que existem exceções a esta regra. Por exemplo, as taxas iniciais e de manutenção para passeios a cavalo, pistas de corrida e outros esportes de nicho especializados podem ser extremamente altas. Os gastos iniciais de investimento para esportes tradicionais como um todo, no entanto, são significativamente menores do que os necessários para competir profissionalmente em eSports.
Bem, não vamos pensar no fato de que os patrocinadores pagam muito dinheiro aos atletas por seus equipamentos em todos os esportes. Tome como exemplo os custos iniciais ou a barreira de admissão.
Várias instâncias de esportes convencionais:
- Quanto custa um equipamento de futebol americano? Variando de $1.000 a $2.000. Aqui, estamos nos referindo aos padrões da NFL. Você pode, sem dúvida, entrar nas ligas menores com muito menos.
- Quanto custa o equipamento de um profissional de tênis? $1.000 – $2.000. Mais uma vez, não se trata do jogador casual que aparece na quadra de tênis com uma raquete e algumas bolas; é sobre o jogo competitivo.
- Quanto custa o equipamento usado por um jogador profissional de basquete? $500 – $1.000. Os custos de equipamentos para várias outras modalidades atléticas (como esportes de corrida de longa distância, salto e corrida) são ainda muito mais baixos.
Agora, vamos comparar o equipamento usado por um competidor de eSports:
- PC $2.000 – $4.000
- Monitor $500
- Cadeira $300
- Mesa $250
- Coisas de tecnologia (hubs USB, roteadores, tomadas etc.) $200
- Mouse $150
- Headset $150
- Earbuds $150
- Vestuário (casaco, blusa) $150
- Mousepad $50
- Teclado $50
O valor final fica entre $4.000 e $6.000.
Tenha em mente que o equipamento profissional deve custar mais para ser tecnicamente comparável à concorrência. Vamos corrigir a imagem distorcida no ponto seguinte.
Se você está lendo isso e supondo que usar um fone de ouvido de $50 ou $150 realmente não importa, garantimos que sim. Com um fone de ouvido de $50, a diferença parece ser uma trapaça do ponto de vista do jogador. Um jogador profissional pode ouvir exatamente onde estão os rivais, em que superfície eles estão andando e de onde estão atirando com áudio de maior qualidade. Foi dinheiro bem gasto, então.
3- Os eSports tem viagens mínimas ou inexistentes
Agora vamos inverter um pouco do que foi dito anteriormente. No nível profissional, os esportes tradicionais normalmente têm despesas operacionais substancialmente maiores.
Os eSports simplesmente requerem um pouco de mobilidade ou viagens. Não há jogos “fora de casa” ou “em casa” em que um time inteiro deva percorrer grandes distâncias de ônibus ou avião. No entanto, há ocasiões em que isso ocorre, por exemplo, em campeonatos mundiais. Os jogadores profissionais podem optar por jogar em suas casas ou, no caso de grandes equipes de eSports, em um local disponibilizado.
Portanto, quando a eletricidade também é levada em consideração, a pegada de carbono dos eSports ainda é relativamente baixa no mundo de hoje. Dê uma pesquisada para saber mais sobre como os videogames se relacionam com esportes tradicionais em termos de emissões de CO2. Algumas postagens em blogs comparam jogos a caminhadas. Alerta de spoiler: Evite a última atividade se quiser proteger o ecossistema.
4- Os eSports tem estruturas dinâmicas
Os eSports ainda carecem de uma força que os esportes tradicionais têm. Para ser justo, é preciso notar que esse potencial só agora começa a se concretizar, e os eSports ainda estão engatinhando quando comparados aos esportes mais tradicionais.
Aqui, estamos nos referindo a estruturas de suporte. Existe uma organização ou estrutura de clube que incentiva o crescimento dos jovens em praticamente todos os esportes tradicionais. Ou o trabalho de encontrar novos talentos é assumido pelas escolas na América do Norte. Os atletas podem se concentrar quase totalmente em seu esporte enquanto recebem assistência total, mesmo em ligas amadoras.
Não temos certeza se existem bolsas disponíveis para competidores de eSports, mas é difícil se concentrar em seu esporte quando você enfrenta pressão constante para encontrar uma maneira de se sustentar. Atualmente, os sistemas nos eSports são bastante fluidos.
A empresa inicia uma liga ou um grande evento quando um novo jogo é lançado. Os jogadores sempre se surpreendem, independentemente da empresa manter esse sistema por vários anos ou décadas, como o League of Legends fez, ou de o jogo crescer para ter uma comunidade tão grande com vários organizadores, como o CS: GO tem. Jovens jogadores provavelmente não deveriam basear seus futuros nisso. Assim, na maioria dos casos, é difícil projetar uma carreira devido a estruturas extremamente dinâmicas.
5- Automotivação como Prioridade nos eSports
Este ponto está um pouco relacionado com o anterior. Ao contrário dos esportes tradicionais, onde os treinadores são frequentemente oferecidos voluntariamente, nos eSports, esses treinadores só estão disponíveis se você estiver contratado por uma empresa de eSports de nível profissional.
Até aquele momento, um jogador deve ser extremamente automotivado para passar anos aperfeiçoando seu estilo de jogo, habilidades mentais e mecânica. Os eSports ainda são muito recentes. Portanto, é ainda mais crucial para um jogador ambicioso ingressar o mais rápido possível em uma equipe sólida, que ajude cada membro a crescer por meio de treinamento, crítica e análise.
6- Os eSports sempre abraçam imediatamente a diversidade
Os esportes tradicionais priorizam o ponto de vista nacional acima de qualquer outra coisa. NBA, NFL, Premier League, Bundesliga e assim por diante. Eles se tornam internacionais ou continentais quando ocorrem eventos esportivos importantes.
Você geralmente se conecta a um servidor de jogo em uma área com várias nações ao jogar eSports. Competições e ligas multinacionais também são típicas para premiação em dinheiro. Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul estão praticamente divididas, mas ninguém fica chocado ao ver usuários chineses em um servidor norte-americano ou quando equipes brasileiras competem na Europa.
Como já foi dito, no eSports todos estão em pé de igualdade. Isso naturalmente resulta em uma incrível função de modelo que abrange antirracismo e antissexismo, além do fair play. Quando esses ideais são quebrados, a comunidade de jogadores frequentemente demonstra uma reação rápida – mesmo em casos isolados.
7- Em eSports, você não consegue ir longe sem falar inglês
Internacionalidade e diversidade são constantes nos eSports. No chat de voz, todos mudam automaticamente para o inglês se um jogador não entender o idioma que está sendo usado. Isso é necessário apenas para esportes anunciados internacionalmente pela mídia em esportes tradicionais, que ocasionalmente são jogados apenas localmente. Mas normalmente apenas nas divisões superiores. Alguns medalhistas de ouro nas Olimpíadas não falam uma palavra em inglês.
Os eSports, em nossa opinião, são ainda mais tolerantes do que esportes convencionais.
8- Lugar na sociedade
Com sorte, esse argumento será discutível assim que os eSports forem incluídos nos Jogos Olímpicos de alguma forma ou forem reconhecidos como esportes legítimos por todas as nações. Estados Unidos da América, China, Coreia do Sul, Alemanha, Finlândia, Paquistão, Ucrânia, Rússia, Tailândia, Brasil, Itália, Indonésia, Nepal, Macedônia do Norte, Turquemenistão, África do Sul, Sérvia, Sri Lanka, Cazaquistão, Geórgia e Uzbequistão são atualmente as nações que reconhecem os eSports como um esporte.
Os eSports ainda tem uma existência de nicho, embora a maioria das pessoas com menos de 50 anos tenha interagido com videogames e muitos os tenham integrado em suas vidas diárias. Os eSports não são exibidos na televisão convencional na Europa. Os videogames ainda são desencorajados nas salas de aula, e a gamificação como estratégia de ensino raramente é considerada.
Mas há otimismo por causa das divulgações recentes. Particularmente nos últimos cinco anos, houve um desenvolvimento notável na direção da adequação em massa. Grandes organizações esportivas estabeleceram departamentos de eSports e um número crescente de empresas deseja ser visto como patrocinador de eSports.
Os eSports atualmente não tem o mesmo nível de aceitação social que os esportes tradicionais, mas dois fatores indicam que isso vai mudar em breve:
- Quase nenhuma outra indústria no mundo está se expandindo tão rapidamente quanto a indústria de jogos.
- Os videogames são um passatempo e esporte comum para os nativos digitais, assim como o tênis, as maratonas e as corridas de automóveis.
9- Múltiplos eSports em um Esporte
Você não pode jogar tênis com sua raquete se jogar futebol. Se você tentar jogar futebol com sua raquete de tênis, todos vão olhar para você em estado de choque.
Se você participa de eSports, sempre pode utilizar o mesmo equipamento para participar de outro esporte. Mudar para Valorant de Call of Duty? Dá certo. Dota 2 em vez de League of Legends? Dá certo também. Mudar para League of Legends de Valorant? Também não tem problema. Assim, você pode alternar não apenas entre um gênero, mas também entre os gêneros a qualquer momento.
Os eSports evoluem mais rapidamente do que os esportes convencionais. Alguns esportes experimentam mudanças mais frequentes, porém menores. Por exemplo, as regras nas corridas mudam com frequência ano. Em alguns torneios profissionais de eSports, como Call of Duty, o jogo pode mudar radicalmente de ano para ano. Você deve ser capaz de se ajustar a isso para ser um profissional.
Para compensar a alta dinâmica, os jogadores profissionais atualmente têm carreiras bastante curtas.
Reflexões finais
Nós absolutamente não queremos retratar isso como um conflito entre dois universos. Os eSports e esportes convencionais têm o direito de coexistir.
Pode haver uma mudança do real para o virtual em alguns pontos. Por que os jogadores de xadrez ainda precisam se confrontar fisicamente?
Em outros esportes, os campeões mundiais simplesmente serão proclamados duas vezes. Um campeão mundial de basquete real e um campeão mundial de basquete virtual podem existir lado a lado.
No final, esses jogadores amam o mesmo esporte, mas possuem conjuntos de habilidades bastante distintos. Haverá então eSports completamente absurdos que podem existir apenas em sua imaginação usando a realidade virtual. Por que não?
Vamos aguardar ansiosamente os próximos anos e o crescimento dos eSports. É um momento maravilhoso estar vivo se você é um jogador de eSports, um apostador em sites de apostas internacionais… bem, um entusiasta.(Foto: RDNE Stock project/Pexels)
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