A história da Estação Ferroviária em 17 fotos

estação

Numa época em que só se fala  do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte – que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí, é sempre bom dar uma olhadinha para o passado para aprender com ele, preservá-lo e fazer melhor. Hoje vamos passar de trem e olhar com carinho a bonita estação ferroviária da cidade. 

Tudo começou com a estrada de ferro da São Paulo Railway Company, que liga Santos a Jundiaí, e foi a primeira do Estado. Construída entre 1862 e 1867, tinha como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Com a ferrovia, teve início uma nova fase do processo de urbanização. Jundiaí cresceu e se desenvolveu como centro de produção e distribuição, alavancada por sua posição estratégica. Conheceu vários ciclos econômicos após a expansão cafeeira, até sua consolidação como diversificado parque industrial e importante centro redistribuidor. Qualquer mercadoria passava pela estação. Tudo chegava de trem, desde jornais, revistas, até o primeiro avião e o primeiro automóvel da cidade (trazido em um vagão de carga adaptado, de modo a assegurar que o veículo chegasse em segurança).

A primeira estação foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1867. Mais tarde, entre 1895 e 1902, a estação original foi substituída por uma grande e bela edificação, construída no estilo vitoriano do final do século, com ornamentos em ferro fundido que representam a chamada “arquitetura ferroviária”. Muitas peças que compõem sua estrutura foram trazidas da Europa e levadas de trem até o local de implantação da estação. O complexo possui duas edificações – uma em cada plataforma – sendo a principal a de maior interesse.

Amplamente decorada, possuía também uma cobertura em ferro fundido que avançava sobre as linhas, protegendo não somente os passageiros como também a composição. Este mesmo modelo de cobertura foi utilizado na estação do bairro do Brás. A estação Jundiaí Paulista foi o marco zero da expansão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Vias Fluviais para o interior do estado. Dentro do edifício, ainda existem alguns móveis da época e uma placa no final da plataforma que indica a altitude da cidade.(Informações da Prefeitura de Jundiaí)

Direto para a década de 1920:

Há 100 anos, a nossa estação tinha…

…um charme indiscutível!

Dava até gosto viajar de trem!!!(Foto: MHCJ)

Mais uma do início do século passado...(Foto Paulo Luiz Bissoli/Arquivo Alexandre Augusto Bissoli)

Esta imagem é de 1937(Foto Ideal)

Década de 1960: Neste registro é possível ver os ônibus de linha. A foto de Eliana Martins Spina foi tirada em frente do imóvel onde funcionava o Geva.

Parece que a decadência teve início nos anos 1970(Foto: Luiz Carlos Acciari/ Henrique M. Acciari)

(Foto: Luiz Carlos Acciari/ Henrique M. Acciari)

Os ônibus ficavam bem na frente da estação… (Foto: Cláudio Mendes)

…esperando os passageiros que chegavam nos trens

Da estação saiam ônibus para todos os cantos da cidade…

As três imagens seguintes, da década de 1980, mostram bem como era o entorno da estação quando a avenida dos Ferroviários e o Terminal da Vila Arens não existiam nem em sonhos(Fotos: Chico Trem)

O pátio bem em frente à ferroviária também serviu de estacionamento para carros

Havia até cobertura para alguns veículos…

Com a construção da avenida dos Ferroviários, este estacionamento foi demolido…

Esta imagem é de 1988(Foto: Marco Roberto Peres)

Dez anos depois, em 1998, as coberturas ainda estavam lá(Foto: Maurício Batista de Lima)

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