Numa época em que só se fala do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte – que ligará a cidade de São Paulo a Campinas, passando por Jundiaí, é sempre bom dar uma olhadinha para o passado para aprender com ele, preservá-lo e fazer melhor. Hoje vamos passar de trem e olhar com carinho a bonita estação ferroviária da cidade.
Tudo começou com a estrada de ferro da São Paulo Railway Company, que liga Santos a Jundiaí, e foi a primeira do Estado. Construída entre 1862 e 1867, tinha como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Com a ferrovia, teve início uma nova fase do processo de urbanização. Jundiaí cresceu e se desenvolveu como centro de produção e distribuição, alavancada por sua posição estratégica. Conheceu vários ciclos econômicos após a expansão cafeeira, até sua consolidação como diversificado parque industrial e importante centro redistribuidor. Qualquer mercadoria passava pela estação. Tudo chegava de trem, desde jornais, revistas, até o primeiro avião e o primeiro automóvel da cidade (trazido em um vagão de carga adaptado, de modo a assegurar que o veículo chegasse em segurança).
A primeira estação foi inaugurada em 17 de fevereiro de 1867. Mais tarde, entre 1895 e 1902, a estação original foi substituída por uma grande e bela edificação, construída no estilo vitoriano do final do século, com ornamentos em ferro fundido que representam a chamada “arquitetura ferroviária”. Muitas peças que compõem sua estrutura foram trazidas da Europa e levadas de trem até o local de implantação da estação. O complexo possui duas edificações – uma em cada plataforma – sendo a principal a de maior interesse.
Amplamente decorada, possuía também uma cobertura em ferro fundido que avançava sobre as linhas, protegendo não somente os passageiros como também a composição. Este mesmo modelo de cobertura foi utilizado na estação do bairro do Brás. A estação Jundiaí Paulista foi o marco zero da expansão da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e Vias Fluviais para o interior do estado. Dentro do edifício, ainda existem alguns móveis da época e uma placa no final da plataforma que indica a altitude da cidade.(Informações da Prefeitura de Jundiaí)
Direto para a década de 1920:
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Há 100 anos, a nossa estação tinha…
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…um charme indiscutível!
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Dava até gosto viajar de trem!!!(Foto: MHCJ)
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Mais uma do início do século passado...(Foto Paulo Luiz Bissoli/Arquivo Alexandre Augusto Bissoli)
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Esta imagem é de 1937(Foto Ideal)
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Década de 1960: Neste registro é possível ver os ônibus de linha. A foto de Eliana Martins Spina foi tirada em frente do imóvel onde funcionava o Geva.
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Parece que a decadência teve início nos anos 1970(Foto: Luiz Carlos Acciari/ Henrique M. Acciari)
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(Foto: Luiz Carlos Acciari/ Henrique M. Acciari)
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Os ônibus ficavam bem na frente da estação… (Foto: Cláudio Mendes)
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…esperando os passageiros que chegavam nos trens
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Da estação saiam ônibus para todos os cantos da cidade…
As três imagens seguintes, da década de 1980, mostram bem como era o entorno da estação quando a avenida dos Ferroviários e o Terminal da Vila Arens não existiam nem em sonhos(Fotos: Chico Trem)
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O pátio bem em frente à ferroviária também serviu de estacionamento para carros
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Havia até cobertura para alguns veículos…
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Com a construção da avenida dos Ferroviários, este estacionamento foi demolido…
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Esta imagem é de 1988(Foto: Marco Roberto Peres)
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Dez anos depois, em 1998, as coberturas ainda estavam lá(Foto: Maurício Batista de Lima)
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