Estaçãozinha será centro cultural. DNIT contratará empresa

estaçãozinha

O DNIT(Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) deverá contratar a G. Contec Construção e Terceirização para elaborar projeto executivo e execução da obra de recuperação da Estaçãozinha de Jundiaí. O valor do contrato será de R$ 367 mil. Eusébio Pereira dos Santos, do Instituto Envelhecer, informou que o DNIT fará a reconstrução e a instituição que coordena ficará responsável pelo trabalho de ocupação da estaçãozinha, que será transformada em um centro cultural, com restaurante, bar temático, auditório para 40 pessoas, camarim, área para músicos, loja de artesanato voltada para produtos de Jundiaí e artigos ferroviários. A boa notícia coincide com uma data importante para a Estaçãozinha: o dia Nove de julho. Neste dia, em 2018, o local foi destruído por um incêndio. Na Revolução Constitucionalista, em 1932, o local era usado para o embarque de soldados de Jundiaí.

Antes de 9 de julho de 2018, a Estaçãozinha era assim(foto Regina Kalman)

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O INCÊNDIO QUE DESTRUIU A ESTAÇÃOZINHA

Com o incêndio, o local foi destruído(acervo professor Maurício Ferreira)

De acordo com dados da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação Detalhes da Manifestação, do Governo Federal, o processo foi reaberto oficialmente no último dia 3 com a divulgação da habilitação da empresa que fará a obra. Recursos poderão ser feitos até o dia 25 deste mês. Encerrada esta fase, acontecerá a adjudicação e homologação; emissão de empenho; elaboração e assinatura do contrato e da ordem de início dos serviços. Também está prevista a realização de reunião com a empresa ganhadora para verificação do cronograma de execução. Segundo o Despacho Decisório do DNIT, a empresa contratada “não realizou vistoria in loco na Estaçãozinha, mas apresentou declaração de dispensa da visita técnica”. O local não é um bem tombado pela Prefeitura. Contudo faz parte do inventário histórico da cidade.

O projeto foi elaborado pela Fatec Jundiaí
Está prevista construção de um auditório
Estaçãozinha terá um restaurante e espaço para músicos

PROJETO CONCEITUAL PREVÊ MUDANÇAS NA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, ESPAÇO EXPRESSA E ESTAÇÃOZINHA. COMPAC FAZ RESSALVAS

O Jundiaí Agora não conseguiu encontrar um site da G. Contec. Através de pesquisa do CNPJ apurou-se que trata-se de uma empresa de pequeno porte(EPP), com sede em Campinas, especializada em obras de alvenaria. “A pandemia de Covid atrapalhou este processo todo. Não podíamos fazer aglomerações e a Estaçãozinha perdeu a voz. Agora estamos retomando com parceria com a Fatec, que dará valor institucional para as ações. A obra de ocupação, que será do Instituto Envelhecer, terá de caminhar junto com as obras de restauração, do DNIT. Vamos pensar tudo em conjunto com a Fatec, incluindo a realização de consultas públicas para dar maior sustentabilidade ao projeto”, explicou Eusébio.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES