Houve uma época, não muito distante que Jundiaí, além da terra da uva também era terra do morango. E a cidade comemorava – em agosto – a safra com uma festa, bem parecida com a da outra fruta.

Nas últimas edições, eram eleitas a rainha e princesas. Um grupo de garotas, as moranguinhos, acompanhavam a corte para todos os lados. Elas eram responsáveis pela divulgação.

Acontece que a cidade foi crescendo e quem plantava morango achou melhor vender as terras. As plantações deram lugar para condomínios ou empresas. E a festa do morango acabou.

Direto de 1969, há 50 anos, a Festa do Morango: o prefeito era Walmor Barbosa Martins. O secretário da Agricultura, Fortunato Garcia Braga.

Naquela ocasião, já que o evento era reconhecido nacionalmente, até o ministro da Agricultura do Governo Médici, Luiz Fernando Cirne Lima, esteve em Jundiaí(foto acima).

A bênção foi dada pelo bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto(ao lado) que hoje empresta seu nome para uma escola e uma estrada.

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

A Festa do Morango de Jundiaí foi realizada até meados da década passada. Há exatos 15 anos, por exemplo, A Secretaria Estadual de Agricultura anunciava a participação do então governador Geraldo Alckmin na abertura. O evento era retomado depois de cinco anos…

A expectativa era de que em oito dias de duração, 160 mil pessoas visitariam o Parque Comendador Antônio Carbonari, onde também é realizada a Festa da Uva. Trezentos expositores participaram. Cerca de 10 mil caixas da fruta foram vendidas, o que correspondia a 30 toneladas.

VEJA TAMBÉM:

REPOSIÇÃO DE VITAMINAS PARA GESTANTES: VEJA VÍDEO COM GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI