FORÇAS policiais vigiarão foliões(e quem não gosta de Carnaval também)

FORÇAS POLICIAIS

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), da Prefeitura de Jundiaí – composto pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado de Menores e órgãos de fiscalização sanitária, do comércio e do trânsito -, estará em ação novamente neste Carnaval. As forças policiais darão prioridade ao combate do tráfico de drogas. Brigas são pontuais e, em 2019, nenhum caso deste tipo foi registrado durante a festa. O número de homens que vão trabalhar de forma integrada não foi revelado.

De acordo com Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), gestor da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), o Centro já fez o planejamento de trabalho para a folia, não só nos eventos da Arena Multiuso, onde ocorrerão os desfiles das escolas de samba, como nos locais por onde passarão os blocos carnavalescos. “Toda e qualquer forma de descumprimento à lei será coibida e todos os profissionais de segurança da cidade estão orientados a agir para evitar abusos”, afirma ele.

Para isto, serão usados durante a festa todos os recursos tecnológicos disponíveis em Jundiaí: câmeras de monitoramento, câmeras do sistema OCR (de leituras de letras e números das placas dos veículos) e as unidades móveis da Guarda Municipal que também contam com câmeras.

Jacó lembra que o trabalho de segurança não visará apenas os foliões. “Quem não estiver brincando o Carnaval também será foco na pronta resposta das forças de segurança e órgãos de fiscalização. Todos vão trabalhar de forma integrada e com a maior celeridade possível”, assegurou.

Por enquanto, o Centro Integrado não vai sugerir que GM, PM e Polícia Civil suspenda ou cancele férias, assim como faça remanejamento de efetivo para aumentar o patrulhamento externo. “Porém, se isso for necessário, o pedido de aumento do efetivo será feito. As escalas extras de profissionais, neste momento, são consideradas suficientes para o trabalho durante o Carnaval”, explicou o gestor.

Também fazem parte do CICC as unidades de gestão de Cultura (UGC), que organiza o Carnaval em Jundiaí, e de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), o Corpo de Bombeiros e o SAMU. Para denunciar qualquer abuso ou situação de emergência, o munícipe deve ligar para 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

VEJA TAMBÉM

CLIMATÉRIO E MENOPAUSA: MUDANÇAS NA PELE, CABELOS E UNHAS TÊM SOLUÇÃO. VEJA VÍDEO COM A GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

CONHEÇA OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES DA FISK DA RUA DO RETIRO

ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA ESTÁ PREPARADO HÁ DÉCADAS PARA MUDANÇAS PROPOSTAS PELO MEC

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI