Você é FRACO?

fraco

Expor os sentimentos é uma das coisas que muitos têm dificuldade. Quando é necessário colocar algo para fora estas pessoas pensam: vão me julgar fraco. Limites são impostos mesmo quando algo está insustentável, pois, a necessidade de provar o seu valor é muito maior. Alguns acabam por escolher a infelicidade, se forçando a estar em lugares, com pessoas e tudo aquilo que, no fundo, apenas faz mal.

O que mais ouço de pessoas próximas é o quanto estão esgotadas e confesso que muitas vezes eu também fico. Mas, o que fazemos para mudar esse sentimento é o fator determinante. Quando queremos estar e permanecer nessa energia de prova a todo custo, o preço pode sair mais caro do que imaginamos. Comparamo-nos muitas vezes com os outros, com o sucesso e conquistas deles e esquecemos o que realmente importa: você com você mesmo.

Queremos tanto colocar nossos valores na mesa para provar que somos bons em algo, que esquecemos que somos apenas humanos e que sentimos. Permitir que esses sentimentos apareçam é parte do nosso processo evolutivo. Precisamos acolher nossos sentimentos e principalmente expô-los quando necessário. Precisamos aprender que para tudo existe limite e que limites precisam ser respeitados pela nossa saúde e pela saúde dos outros.

Reconhecer que nem sempre estamos bem e no melhor momento traz o ponto de reflexão para buscarmos o aprendizado que precisamos. E, desta forma, superar os desafios que nos são colocados. A nossa força não é serve para provar ao mundo que somos uma fortaleza. Ela serve para que sermos capazes de ir além. Na nossa jornada teremos muitos desafios e nosso caminho de evolução é apenas nosso. Quando entendemos o ponto que estamos hoje é onde realmente precisamos estar, percebemos que para todo o sacrifício temporário existe um resultado permanente e que nunca sairemos de uma situação da mesma maneira que entramos.

O que seria então ser fraco? Seria ter sentimentos, mostrar seu descontentamento, suas adversidades, suas opiniões contrárias e principalmente mostrar seus limites? Isso na verdade é ter inteligência emocional, saber lidar com as suas emoções, seus sentimentos. Isto é o que vai fazer você parar de sofrer para agradar outras pessoas e começar a olhar para si. O caminho para o crescimento começa de dentro para fora, sendo preciso reconhecer exatamente do que você precisa, suas forças e principalmente suas fraquezas.

Quando se aprende a controlar as emoções consegue-se a chave para a felicidade. Não se é mais fraco e sabe-se as escolhas estão sendo feitas através de princípios e não pelo o que os outros querem. Além disso, nos permitirá mudar nossos padrões que nos levam tanto ao sentimento de fracasso, desânimo e principalmente de comparações com os outros.

OUTROS ARTIGO DE ROBERTA PERES 

SABER OUVIR É TÃO IMPORTANTE QUANTO SABER FALAR

ONDE MORAM SEUS SONHOS? 

A EMPRESA ANALISA O CANDIDATO. E O CANDIDATO DEVE ANALISAR A EMPRESA

DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS 

Respeitar o seu processo, respeitar as suas vontades, acolher seus sentimentos e evitar aquilo que lhe faz mal… Ninguém é cristalizado, não somos barreiras intransponíveis. Somos seres pensantes, humanos. Hoje somos assim, amanhã podemos ser diferentes e podemos sim nos permitir sentir, limitar e sermos melhores a cada dia, pois estamos cada um em sua própria evolução. Quando pensar em descartar sentimentos para provar algo, lembre-se que eles podem ser o que você precisa para evoluir. Busque a melhor maneira de expressá-los e principalmente de cuidar deles para aprende. A mente e corpo formam um sistema único e estão em sintonia um com outro.(Foto: aandbcounseling.com)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano.

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES