Alessandro Tosim foi nomeado representante da Federação Mundial de Esportes para Cegos na América para a categoria Goalball. A entidade escolheu o projeto dele para aprimorar o esporte no continente. Ele mora em Jundiaí desde os seis anos, é professor do Peama(Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas), foi coordenador das categorias de base da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais(CBDV). Depois de 13 anos no comando da seleção masculino de Goalball, no ano passado assumiu a equipe feminina. Alessandro acumula conquistas nas Paraolimpíadas e outras competições importantes. Pela seleção masculina, Tosim participou de quatro Jogos Paraolímpicos. Foi medalha de prata em Londres(2012); bronze no Rio de Janeiro(2016); ouro em Tóquio(2021). Também tem dois títulos mundiais, dois jogos Parapan-Americanos. Com a seleção feminina ganhou a prata no Malmö Cup, na Suécia, em maio deste ano. Nas Paraolimpíadas de Paris, ficou em quarto lugar. O Jundiaí Agora conversou com o treinador:
Por que a Federação Mundial o escolheu?
Apresentei um projeto para capacitação de treinadores, realização de cursos internacionais e melhora do nível das competições. São vários trabalhos para serem desenvolvidos na modalidade na América. Na verdade, já faço isto há algum tempo. Só não era oficializado…
Você é o único brasileiro representando a federação?
O Jônatas Castro, treinador da seleção masculina de Goalball, foi eleito como representante técnico das seleções masculinas
Como serão os próximos passos?
Agora começarão as reuniões para entender como tudo funcionará, como serão as possibilidades de capacitação para treinadores e árbitros…(Foto: @flagreinaFHO)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES