Gregorio Duvivier mostrará ‘O Céu da LÍNGUA’, no Polytheama

gregorio

Dirigido por Luciana Paes, espetáculo ‘O Céu da Língua, com Gregorio Duvivier, é um monólogo cômico sobre a presença quase invisível da poesia no nosso cotidiano. A apresentação será no dia 29 de julho, 21 horas, no Teatro Polytheama, em Jundiaí. Ingressos à venda nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1053 – Centro) e na internet, por meio da plataforma Sympla.

Desde a infância, o artista carrega uma obsessão pela palavra, pela comunicação verbal, pela língua portuguesa. Assim o protagonista brinca com códigos, como aqueles que, em sua maioria, só são decifrados por pais e filhos ou casais enamorados. As reformas ortográficas que tiram letras de circulação e derrubam acentos capazes de alterar o sentido das palavras inspiram o artista em tiradas bem-humoradas. O mesmo acontece quando ele comenta a ressurreição de palavras esquecidas, como “irado”, “sinistro” e “brutal”, que voltaram ressignificadas ao vocabulário dos jovens. E aquelas que só de ouvi-las geram sensações estranhas, a exemplo de afta, íngua, seborreia, ou outras, inventadas, repetidas à exaustão, como “atravessamento”, “disruptivo” ou “briefings”?

Até destas Gregorio extrai humor. Para o artista, a língua é algo que nos une, nos move, mas raramente damos atenção a ela. É só pensar nas metáforas usadas no cotidiano – “batata da perna”, “céu da boca”, “pisando em ovos”. Nesta hora, usamos a poesia e nem percebemos. Para provar que a poesia é popular, Gregorio chama atenção para os grandes letristas da música brasileira, como Orestes Barbosa e Caetano Veloso, citados em “O Céu da Língua” através das canções “Chão de Estrelas” (1937) e “Livros” (1997).

Infelizmente a literatura no Brasil nunca encheu estádios. Mas a palavra cantada, essa sim, ganhou multidões. “Foi a nossa música popular quem conseguiu realizar o sonho oswaldiano de levar poesia para as massas”, festeja o ator. Nesta cumplicidade com a plateia, Gregorio mostra gradativamente que a poesia não tem nada de hermética e que a nossa língua não deve nada a nenhuma outra. Muito pelo contrário. Temos um manancial de poesia desperdiçada em cada conversa jogada fora. Gregorio constrói o espetáculo em torno dessa fraternidade, e nos lembra que, apesar de todas as nossas diferenças, temos uma língua em comum que nos irmana. E também pode nos fazer gargalhar.

A encenação de ‘O Céu da Língua’ é desprovida de qualquer cenário. No palco, totalmente limpo, o instrumentista Pedro Aune cria ambientação musical com o seu contrabaixo, e a designer Theodora Duvivier, irmã do comediante, manipula as projeções exibidas ao fundo da cena. O resto é só o comediante e a devoção dele pelas palavras.(Foto: Raquel Pellicano/Divulgação)

No Expressa – A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promove neste sábado (07) a primeira edição do Sabores da Gente. A novidade, que contará com edições mensais no Espaço Expressa, terá sua estreia com realização das 13h às 19h.

“Esta é mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de valorizar a produção local, fomentar a economia do segmento e estimular a venda direto do produtor ao consumidor final. Já nesta primeira edição, o visitante poderá prestigiar e adquirir os produtos de 60 diferentes expositores vinculados a diferentes iniciativas da Unidade, como o Agronegócio, as feiras livres e varejões municipais, ao programa Jundiaí feito à Mão e às diversas Rotas Turísticas municipais, que já totalizam dez”, comentou a gestora da UGAAT, Marcela Moro.

Entre os produtos direto do produtor, o visitante poderá encontrar frutas, verduras, legumes, hortícolas variadas, além de mandioca e derivados (biscoitos, bolachinha, chips e outros produtos). Já as opções de Gastronomia Artesanal serão pães caseiros tradicionais, pães de uva e de vinho, rosca artesanal doce, crustoli, bolachas de nata, broas de fubá, conservas em geral, queijos, doces e iogurtes, além de blends naturais para preparo de chás (com ervas, flores, frutas e especiarias), presentes com chás e acessórios.

O artesanato local também faz parte das atrações, com artesanatos diversos com materiais recicláveis, velas aromáticas e decorativas, escalda pés e banhos de ervas, além de incensários e incensos.

“O Sabores da Gente reforça nosso compromisso em valorizar quem produz em Jundiaí, fortalecendo a economia local e aproximando o cidadão de tudo que temos de melhor, com qualidade, identidade e muito trabalho. É uma vitrine dos nossos produtores, artesãos e empreendedores, e um convite para que a população prestigie, consuma e apoie o que é feito aqui”, enfatizou o prefeito Gustavo Martinelli.

Quem prestigiar a primeira edição, também poderá se deliciar com opções gastronômicas diversas, como salgados, porções, fogaças artesanais, crepe no cone, batata frita, espetinhos artesanais, lanches de pernil e linguiça, pastel e coxinha. Já as bebidas serão água, refrigerante, café, chopp artesanal, caldo de cana, sucos naturais e coco gelado.

E de sobremesas, o público poderá se deliciar ainda com maçãs do amor gourmet, sorvetes artesanais, churros, chuvete, saladas de frutas, morango com chocolate, milk shakes, açaí, cascata de chocolate, palhas italianas, brownies, cocadas, coquinhos e quebra queixo, amendoim doce, doce de leite e paçoca.

O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES