HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO: Deputado faz indicação para Jundiaí

hospital veterinário

O deputado estadual Jorge Wilson(Republicanos/foto ao lado) fez indicação ao Governo do Estado pedindo liberação de recursos para instalação de um hospital veterinário público em Jundiaí. Segundo a justificativa do parlamentar, “existe há algum tempo a necessidade deste serviço para servir à parcela da população que possui animais domésticos e carece de recursos financeiros para arcar com os custos do atendimento particular”. A presidente da Uipa Jundiaí, Carmela Panizza, disse ser favorável a criação de um hospital veterinário público na cidade. Porém, ela afirma que o equipamento deveria contar também com triagem, serviço de educação aos proprietários e socorro emergencial. Já a Prefeitura não vê com entusiasmo a possibilidade de a cidade ganhar um hospital nestes moldes e aposta todas as fichas no Departamento de Bem Estar Animal, o Debea. Esta discussão não é nova na cidade. Em 2014, o então vereador José Carlos Ferreira Dias fez um projeto parecido que passou por audiência pública e foi rejeitado em plenário por ser inconstitucional.

Jorge Wilson explica que o “Hospital Veterinário Público Municipal deve garantir o atendimento veterinário gratuito e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais, oferecer todos os procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo também vacinações, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico. O estabelecimento deve contar também com sala de recepção, vestiários, consultório veterinário, salas cirúrgicas, depósitos de rações e sala de esterilização. A criação do equipamento é fundamental também para o atendimento de animais abandonados nas ruas”.

Na Uipa, segundo Carmela(foto ao lado), há uma grande procura de donos de pets sem condições que pedem atendimento veterinário. “Aqui ocorrem vários casos de solicitações de atendimento como consulta, operações, castrações. Só que a Uipa é uma entidade particular e temos recursos limitados. A gente ajuda uma ou outra pessoa. Seria importante a criação deste hospital veterinário público desde que houvesse uma triagem. Existem muitos donos de animais que se aproveitam da situação. São pessoas que acham que veterinários devem atender de graça”, afirma.

Carmela lembra ainda que o serviço precisará ter organização para manter os animais cadastrados, além de possuir uma parte educacional “uma vez que existem acumuladores de animais – sem recursos para isto – e acham que os outros precisam socorrê-los. Quem não pode deve ter menos animais”. A presidente da Uipa também enfatiza a necessidade de o hospital contar com uma equipe de socorro emergencial. “Nós somos procurados para resgatar cães atropelados, abandonados, passando fome. Não temos uma equipe de resgate. Antigamente até fazíamos este trabalho. Mas o nosso pessoal agora está mais velho, não tem mais condições e não é nossa obrigação. A estrutura deste hospital deveria atender todas estas situações”, conclui.

‘Melhor aplicação dos investimentos’ – A Prefeitura de Jundiaí conta com o Departamento de Bem Estar Animal(Debea), responsável por ações que estimulam a guarda responsável dos animais domésticos, promovendo medidas educativas e até mesmo punitivas, visando diminuir o abandono e os maus tratos aos animais domésticos de estimação, de produção e silvestres.

Em nota, o Executivo informou que está em processo de aprovação, na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o projeto de construção da nova sede do Departamento de Bem-Estar Animal (Debea/foto principal) com estrutura compatível a de uma clínica veterinária de alto padrão, com recepção, consultórios e centro cirúrgico, entre outras instalações que visam a melhoria do atendimento aos usuários. A proposta é que o Debea continue a oferecer o trabalho de atenção básica veterinária, com consultas gratuitas e exames diagnósticos, para animais de pessoas de baixa renda, resgatados por protetores e ONGs cadastradas, e animais comunitários ou de pessoas em situação de rua, conforme Decreto Municipal nº 29.788, de 4 de março de 2021.

“É importante esclarecer que um hospital oferece serviços de alta complexidade para os animais, e requer recursos para contratação de cirurgiões veterinários, especialistas, plantonistas, ampliação da equipe de apoio, além de gerar aumento dos insumos e de outros investimentos contínuos para seu funcionamento. Investimentos que, na atual conjuntura, seriam melhor utilizados na ampliação das estratégias de controle populacional, tais como o incremento do número de castrações, a obrigatoriedade da microchipagem de animais, ações de conscientização da população, especialmente daquelas que vivem em áreas de vulnerabilidade social, ampliação da fiscalização do combate aos maus-tratos, dentre outras atividades que tenham por objetivo reduzir o excedente populacional e aumentar o número de lares responsáveis”, encerra a nota da Prefeitura.

O Debea, vinculado à Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, fica na rua Abraão Farrão, nº 8 – Chácara São Francisco. Telefone: (11) 4582-2649

VEJA TAMBÉM

NA GRAVIDEZ, OLHOS PODEM APRESENTAR PROBLEMAS. ASSISTA AO VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI