Milhares de anos de evolução e o ser humano continua IDIOTA

Conhece aquele ditado: “errar é humano, mas persistir no erro é burrice?” Infelizmente, ele pode ser aplicado hoje, em pleno século 21, para justificar a invasão da Ucrânia pelas tropas da Rússia. A humanidade já enfrentou inúmeras guerras e batalhas ao longo de sua existência e todas elas deixaram um rastro de morte e destruição, mas mesmo assim voltamos à estaca zero e criamos um novo conflito, em plena era da Informática, onde a comunicação é rápida e eficiente entre nações, o que deveria facilitar o entendimento e não a discórdia. Ao que parece, mesmo com toda a evolução, o ser humano não deixou de ser idiota.

Temos muitos exemplos na história antiga e também na recente sobre os danos materiais que as guerras causam aos países envolvidos e, principalmente, os traumas que trazem para os inocentes que ficam no meio do fogo cruzado. São muitas vidas perdidas de forma inútil. É muito triste. Nas últimas semanas, os noticiários têm jorrado imagens sobre o conflito na Ucrânia. São crianças, mulheres e idosos fugindo de suas casas em busca de um local seguro. Muitos se refugiam em porões e aguardam o cessar fogo.

São imagens em tempo real de bombardeios, desmoronamentos de prédios, estações de trem e metrô lotadas de civis amedrontados. Sentados confortavelmente em nossos sofás, podemos acompanhar, ao vivo, os ataques na linha de frente do conflito, como aconteceu durante a Guerra do Golfo, nos anos 90, cujas imagens eram transmitidas via satélite pelas principais emissoras de TV. Aquela guerra foi a primeira que o telespectador pode acompanhar ao vivo e a cores. Parecia um videogame, só que os alvos das bombas e dos tiros eram pessoas como eu e você. A Guerra do Golfo começou com a invasão do Kuwait pelo Iraque e virou um conflito mundial com milhares de mortos. Parece que a história está se repetindo duas décadas depois. E ninguém aprendeu nada com isso? O ser humano continua sendo idiota…

Não sou especialista em relações internacionais ou geopolítica, portanto, deixo as discussões técnicas para quem entende do assunto. Eu analiso essa guerra sob um prisma mais social e pessoal. E eu só acho uma palavra para definir esse triste espetáculo bélico: absurdo. Por isso, volto a repetir, ou o ser humano é muito burro e não aprendeu nada com seus erros passados, ou ainda estamos num degrau bem abaixo da curva evolutiva. Minha conclusão é que nem a Covid, que virou o planeta de cabeça para baixo e matou milhares de pessoas, e muito menos os mísseis, com tamanha letalidade, conseguiram amolecer o coração dos agressores. A humanidade, idiota, ainda tem um longo e doloroso caminho de aprendizado pela frente.

VÂNIA ROSÃO

Formada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. Trabalhou em jornal diário, revista, rádio e agora aventura-se na Internet.

VEJA TAMBÉM

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E