Na última quinta-feira(8) foi celebrado o Corpus Christi. Então, hoje faremos uma procissão virtual pelas igrejas de antigamente. Vamos sair um pouco do itinerário tradicional, onde a a Catedral, no centro, e a igreja de vila Arens, são paradas obrigatórias, visitaremos outras igrejas. Ok?
Ao lado, a antiga igreja do bairro da Colônia. Ela não existe mais. Ficava na Praça José Orlandi. Foi demolida para dar lugar à praça onde hoje é realizada a Festa Italiana.
A foto principal e esta, acima, são bem mais recentes, provavelmente da década de 1980. Muita gente tem a fachada com as duas pinturas, guardadas na memória…
A vila Arens também teve uma igreja demolida(acima). Ficava na praça do largo da feira, na esquina com a rua Moreira César. A foto, dos anos 1930, é do arquivo da família Hoehne Herdade.
Também na década de 1930: A Igreja de Santa Cruz sendo demolida. O templo ficava no meio do Largo de Santa Cruz, onde hoje é o Terminal Rodoviário Central.
O Cruzeiro da Vila Progresso, em 1957. Arquivo Pedro José de Camargo Jr
O templo ao lado continua firme e forte. Em 1960 era chamada de Capela Nossa Senhora do Carmo. Hoje é mais conhecida como Igreja do Jundiaí-Mirim. A imagem é do arquivo de Alexandre de Paula.
Sabe a igreja em frente à praça da Bandeira, mais precisamente na rua Petronilha Antunes? A foto ao lado mostra a construção dela. Esta igreja é dedica a Nossa Senhora do Rosa e São Benedito.
A foto acima foi tirada em maio de 1963. Se fizer um esforço de memória dá para identificar esta igreja! Ela fica na vila Rami, na rua Cica, e hoje é de do Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Jundiaí.
Mais uma igreja que foi ao chão. Ficava na rua do Rosário. Na primeira foto, de 1910, ela aparece bem ao fundo. Teve de ser demolida para que a rua do Rosário fosse interligada à rua Major Sucupira. Na foto abaixo, no que parece o início de uma procissão, é possível ver detalhes da fachada deste templo que não existe mais…
Igreja do Senhor Bom Jesus, no Caxambu, final da década de 1940…
Quatro décadas depois, a igreja do Caxambu é ‘encaixotada’ para reforma.
A Igreja São João Batista, na Ponte, em 1947. A foto é de Janczur.
PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES