Jundiaí ficou em primeiro lugar entre as cidades com mais de 350 mil habitantes no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR). Com dados variados, que vão da economia à sustentabilidade, o índice analisa cidades brasileiras em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU). As informações são do próprio site da Prefeitura de Jundiaí.

Em pontuação que vai de 0 a 100, Jundiaí teve destaque em diferentes ODSs, como “Consumo e produção responsáveis” (100), “Vida na água” (100), “Energia limpa e acessível” (99,86), “Ação contra a mudança global do clima” (92,43), entre outros. Ao todo, a ONU formulou 17 objetivos a serem perseguidos pelas cidades, ligados à sua Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável.

Para o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o destaque em um ranking que analisou cidades de todo o Brasil mostra que a administração municipal tem tomado as decisões corretas. “Colocamos Jundiaí no rumo certo, crescendo e se desenvolvendo, mas sem deixar de olhar para a sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente”, observa Luiz Fernando. “Conquistar esses bons números vai ao encontro de nosso objetivo, para os próximos anos, que é internacionalizar Jundiaí”. De 770 cidades analisadas, apenas 16 tiveram notas superiores a Jundiaí – todas elas com populações inferiores a 350 mil habitantes.

“O forte investimento em governança que fizemos nos últimos anos possibilitou uma gestão mais eficiente e que fossem assegurados os melhores resultados das políticas públicas para a população de nossa cidade”, explica o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi.

Dados e transparência – Para que qualquer munícipe tenha acesso aos dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a Prefeitura de Jundiaí lançou recentemente a nova versão do Observatório Jundiaí, ferramenta de transparência com 300 indicadores que revelam as condições sociais, econômicas e outras dimensões da cidade, como dados de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outros. O trabalho foi desenvolvido pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças. Inclusive, o munícipe poderá acessar os ODS no portal do Observatório.

VEJA TAMBÉM

IMUNIDADE SEM MEDICAMENTOS? GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD DÁ DICAS. VEJA VÍDEO

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI