Uma comissão formada por representantes da Associação dos Aposentados; da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip) e do Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e região, composto por 16 entidades, está mobilizada para acompanhar a implantação do INSS Digital em Jundiaí. No próximo dia 21, 14 horas, ocorrerá uma visita ao Polo Digital da agência da Previdência local. O encontro foi definido após evento ocorrido no último dia 8, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. Na ocasião, representantes do Movimento Sindical participaram da apresentação do INSS Digital realizada pela equipe da Gerência Executiva do INSS e Procuradoria Seccional Federal da Previdência Social.
A programação do evento teve início com a apresentação da Procuradoria Seccional Federal da Previdência, que tratou dos litígios, onde foi possível conhecer parte das ações sobre auxilio doença – data da cessação do benefício e definição da capacidade do beneficiário.
Segundo texto divulgado pela Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí, a parte mais técnica do encontro veio logo em seguida com a apresentação do INSS Digital. “Implantado de maneira acelerada e progressiva em cerca de 587 agências de previdência social no país, o Polo Digital chegou em Jundiaí e junto com ele os desafios de sua implementação e a necessidade que os Sindicatos e Associações ocupem esse espaço que irá refletir na vida do trabalhador e trabalhadora”, afirma a associação.
“É indiscutível que houve a ampliação da inclusão digital no Brasil nos últimos anos e que as políticas públicas devem aproveitar as tecnologias para facilitar o acesso aos serviços e melhorar o atendimento prestado à população. Contudo, as lideranças do Movimento Sindical Unificado de Jundiaí e Região não podem esquecer de que a realidade do acesso às tecnologias de informação ainda é restrito à parte da população brasileira, que não é o principal perfil do(a) trabalhador(a) que vai até a Agência da Previdência resolver suas pendências e viabilizar seus direitos”, afirma a nota da associação.
VEJA TAMBÉM
FUNDO SOCIAL VAI ABRIR INSCRIÇÕES PARA MAIS TRÊS CURSOS
Estão sendo assinados com o INSS acordos de cooperação técnica, fase que completa a agenda do INSS Digital. Esses acordos podem ser feitos pelas organizações da sociedade civil, entidades de representação (Sindicatos), empresas e órgãos da administração pública direta e indireta. Em São Paulo capital a OAB celebrou o referido acordo e no Interior de SP, a Prefeitura de Vinhedo. “Fica a pergunta: qual a relação do INSS Digital com o trabalhador? Quem irá atendê-lo”, conclui a nota da Associação dos Aposentados.