INSTRUÇÃO OU EDUCAÇÃO

instrução

Costumamos ouvir e falar que falta instrução aos brasileiros. Que os problemas do país seriam resolvidos se o povo tivesse mais instrução e que ela faz falta a muitos dos nossos dirigentes. Porém, na verdade, o que falta é educação, a instrução sem ela é desastrosa.

Defendemos a posição de que instrução e educação são duas ações distintas, mas devem caminhar juntas. No nosso entender, instruir significa transmitir conhecimento, ensinar, esclarecer. Educar é um trabalho seletivo e orientador, pelo qual nos ajustamos à vida e ao aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas.

O filósofo brasileiro Huberto Rodhen escreveu em um dos seus livros: “O mestre é um guia. O educador pode mostrar ao educando o caminho por onde se possa autoeducar. Não devemos confundir instrução com educação. A educação é muito mais profunda. A instrução é da inteligência; a educação é da consciência. A instrução faz o homem erudito; a educação faz um ser humanitário. A inteligência, quando separada da consciência, é uma porta aberta para um universo de maldade. Existe, em nosso ensino, uma deplorável ausência da verdadeira educação”.

O filósofo tinha razão, pois toda a história da humanidade prova que os grandes malfeitores foram, são e serão pessoas inteligentes. A instrução faz o ser humano descobrir a ciência, a tecnologia, armas poderosas para destruir o inimigo e muito mais. A consciência faz o homem de bem, levando-o a descobrir que os outros seres humanos têm sentimentos, necessidades e dores como ele, torna-o empático, molda-lhe o caráter.

Para nos lembrarmos de alguns inteligentes terroristas do passado, eis alguns: o diplomata estrategista Henry Kissinger, que foi Secretário de Estado dos Estados Unidos, financiou grupos terroristas para atuarem no Camboja e em Angola, fortaleceu alguns extremistas com armamento, um deles foi Osama Bin Laden, de uma inteligência fora do comum. Um dos seguidores de Osama, Mohamed Atta, piloto do primeiro avião a chocar-se contra as torres gêmeas do World Trade Center, recebeu boa instrução, formou-se em arquitetura na Universidade do Cairo e Planejamento Urbano na Universidade de Hamburgo. Falava vários idiomas. Os amigos o descreviam como muito inteligente e religioso.

Médicos renomados com fama internacional fizeram e fazem atrocidades com pacientes; um deles é Roger Abdelmassih, um dos pioneiros em fertilização in vitro no Brasil, violentava as pacientes enquanto estavam sob efeito de sedativos. Falsos religiosos como João de Deus, médium que tinha milhões de seguidores, foi condenado por dezenas de estupros de jovens mulheres. Alguns pastores, padres, professores e médicos são pedófilos; quantos anos tiveram de instrução? Não existe psicopata sem inteligência, são superdotados! E o que dizer da quantidade de políticos corruptos?

Todos os envolvidos em grandes escândalos não são iletrados; ao contrário, são muito instruídos, mas lhes falta o principal: consciência humanística e ética.

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A instrução é adquirida em escolas e torna o homem culto; a educação é intrínseca, inerente à essência do bem.
Nesta semana, recebi uma mensagem interessante que escrevo para ilustrar. O matemático árabe Al-Juarinssi, ao ser perguntado sobre o valor do ser humano, teria respondido: “Se tiver ética é 1; se tiver inteligência aumenta-se um 0 = 10; se tiver dinheiro aumenta-se outro 0 = 100; se for uma pessoa humanitária, aumenta-se mais um 0 = 1000. Mas, se não tiver ética, será zero e perderá todo o valor como ser humano”.

Maria Montessori escreveu: “As pessoas são instruídas para competir e esse é o princípio de uma guerra. Quando pensarmos em educar para cooperarmos e sermos solidários uns com os outros, nesse dia estaremos preparando para a paz”. Neste momento, com tantas opiniões contraditórias acerca da ideologia de gêneros e preconceitos, o que será de mais valia?(Ilustração: www.elo7.com.br)

JÚLIA FERNANDES HEIMANN

É escritora e poetisa. Tem 10 livros publicados. Pertence à Academia Jundiaiense de Letras, á Academia Feminina de Letras e Artes, ao Grêmio Cultural Prof Pedro Fávaro e á Academia Louveirense de Letras. Professora de Literatura no CRIJU.

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