INVERNO começa hoje. Cuidado com a saúde

inverno

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de baixa umidade para a região sudeste do país. A condição climática se intensifica com a chegada do inverno, que, em 2024, começa às 17h51 de hoje(20) e termina no dia 22 de setembro.

Além de roupas e bebidas quentes, a população deve se atentar às outras medidas de prevenção de doenças da época e à manutenção da saúde durante o período. O médico pneumologista do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), Eduardo Leme(foto ao lado), dá dicas de como enfrentar as baixas temperaturas.

Atenção aos sintomas – As vias respiratórias são as mais afetadas pela estação. Durante o inverno, o ar frio atua como fator irritante às vias aéreas, o que acarreta em mais sintomas alérgicos, como a coriza e a falta de ar. Desta mesma forma, a atenção deve ser redobrada por quem sofre com alergias e doenças como a asma e aquelas popularmente conhecidas como “ites” do frio: rinite, bronquite e sinusite.

“Não podemos nos esquecer dos resfriados, gripes e da Covid-19, que, apesar de ter reduzido o número de casos, não está erradicada. As condições apresentam sintomas como coriza, tosse, espirros e inflamações de garganta, apresentando irritação com muita sensibilidade nesta região, e nas vias respiratórias do pulmão, espasmos dos brônquios, sendo comum em pacientes que possuem bronquite asmática”, elenca o médico. Com os sintomas, a pessoa deve procurar por atendimento clínico e, em casos mais críticos, um especialista pneumologista ou otorrinolaringologista.

Ações de prevenção

• Hidratação e Pele: Devido às baixas temperaturas e ao clima seco, é comum que a pele se torne mais sensível, podendo desencadear dermatites e até psoríases, já que a pele fica mais ressecada do que o normal. A hidratação é imprescindível para evitar tais enfermidades. É fundamental ingerir bastante líquidos, como água, sucos e chás, e aderir ao uso de hidratantes corporais e faciais. Outra ação importante é o uso do protetor solar. Assim como no verão, também devemos nos proteger no inverno, principalmente em horários entre 10h e 16h.

• Alimentação: Uma alimentação saudável, baseada no consumo de frutas, legumes, verduras e proteínas, é essencial para manter o organismo forte e, assim, aumentar o sistema de defesa. A ingestão de água é fundamental.

• Atividades físicas: A prática de atividades físicas é muito importante. No entanto, caminhadas e corridas em horários de muito trânsito devem ser evitadas devido à inalação de gases poluentes, estimulando mais uma vez os malefícios respiratórios.

• Transmissão: É recomendável evitar aglomerações que favorecem a transmissão de vírus e bactérias. Em casos de doenças virais comuns nesta época do ano, como a gripe e o resfriado, a utilização da máscara de proteção é fundamental para diminuir a propagação, protegendo, assim, a saúde de todos.

Estas são algumas atitudes e recomendações essenciais para prevenção de doenças nesse período. “Podemos tratar estas enfermidades a partir de medidas preventivas, com o autocuidado, utilizando medicações prescritas pelo médico e realizando, assim, o tratamento adequado. Outro fator que requer atenção é a higienização correta das mãos, que podem ser transmissores de vírus e bactérias”, finaliza o especialista.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES