Até esta sexta-feira(23), a Prefeitura de Itupeva devia aproximadamente R$ 3 milhões para a empresa que aluga veículos para vários setores da administração, inclusive ambulâncias. O prefeito Rogério Cavalin explicou que o Executivo depositou mais de R$ 1 milhão e que nenhum paciente foi prejudicado já que o transporte foi realizado por viaturas de outros departamentos. Cavalin assegurou que a situação será normalizada nesta segunda-feira(26).
Pedro Simões, morador de Itupeva, entrou em contato com o Jundiaí Agora na tarde de sexta e disse que teria de ir ao Hospital São Vicente, em Jundiaí. Porém, as ambulâncias teriam sido recolhidas pela empresa que loca os veículos. De acordo com Cavalin, sete vans alugadas prestam serviço de ambulância na cidade.

“Ontem(sexta), ninguém teve o transporte prejudicado. Conseguimos manter o transporte de todos os pacientes. Assumimos um débito enorme com a empresa que aluga as viaturas, de cerca de R$ 3 milhões. Temos muitas notas que não foram registradas na Secretaria da Fazenda. Ontem fizemos o pagamento de mais de R$ 1 milhão para a empresa. Conversando com a administração da prestadora de serviços, conseguimos manter uma parte da frota da Saúde e da Guarda Municipal circulando. O setor de Saúde não registrou nenhuma reclamação. Gostaria de conversar com este paciente para saber o que aconteceu”, disse Cavalin. O Jundiaí Agora passou ao prefeito o nome e telefone do morador que fez a queixa. Pedro Simões reafirmou a denúncia na manhã deste sábado(24).
Calamidade financeira – No final de janeiro, Rogério Cavalin decretou estado de calamidade financeira no município. Na ocasião, ele disse que herdou da gestão passada dívida de R$ 228 milhões, o que representa 43% do orçamento da Prefeitura. Durante uma live, o prefeito, juntamente com o vice, Isaque Messias, que comanda o Comitê de Gestores de Transição Governamental, o prefeito citou a possibilidade de Itupeva perder repasses estaduais e federais por conta das dívidas. Para reverter a situação, o chefe do Executivo disse que reduziria o número de secretarias e cargos de comissão, além de suspender a função gratificada de servidores.
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O ex-prefeito Marcão Marchi respondeu a Cavalin no dia seguinte. “Quando assumimos a Prefeitura em 2017, a dívida correspondia a 100% do orçamento do município. Agora ele diz que corresponde a 42% do orçamento. Portanto a dívida sempre foi de amplo conhecimento de todos, inclusive do atual prefeito.
O que fizemos quando assumimos a prefeitura em 2017, desde o início, foi trabalhar. Trabalhamos muito para colocar Itupeva em ordem. Sempre tivemos a capacidade de fazer os enfrentamentos necessários para administrar a cidade, apesar das dívidas”.
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