Conforme adiantou ao Jundiaí Agora um dia antes da posse, o prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin(foto), fez uma live de quase uma hora, nesta noite(30), detalhando a situação dos cofres do Executivo. Ele decretou estado de calamidade financeira no município. Cavalin afirma que herdou da gestão passada dívida de R$ 228 milhões, o que representa 43% do orçamento da Prefeitura.
CLIQUE AQUI E LEIA A ENTREVISTA DE ROGÉRIO CAVALIN NO ÚLTIMO DIA 21
Na live, juntamente com o vice, Isaque Messias, que comanda o Comitê de Gestores de Transição Governamental, o prefeito citou a possibilidade de Itupeva perder repasses estaduais e federais por conta das dívidas. De forma imediata, Cavalin deverá reduzir o número de secretarias e cargos de comissão, além de suspender a função gratificada de servidores. Veja o vídeo:
Resposta do ex-prefeito – Na manhã desta quarta-feira(31), o ex-prefeito de Itupeva, Marcão Marchi, divulgou nota sobre a decretação de estado de calamidade financeira. Marchi foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE). A resposta, na íntegra:
“Em respeito a toda população de Itupeva, servidores públicos e fornecedores, importante esclarecer que quando assumi a Prefeitura de Itupeva, em 2017, recebi o caixa com um rombo de mais de R$ 200 milhões deixado pela administração anterior. Aliás, o atual prefeito fez parte do governo que deixou esta dívida para a cidade. E é bom que se diga, nunca fez nenhum comentário ou defesa do município sobre isso.
Quando assumimos a Prefeitura em 2017, a dívida correspondia a 100% do orçamento do município. Agora ele diz que corresponde a 42% do orçamento. Portanto a dívida sempre foi de amplo conhecimento de todos, inclusive do atual prefeito.
O que fizemos quando assumimos a prefeitura em 2017, desde o início, foi trabalhar. Trabalhamos muito para colocar Itupeva em ordem. Sempre tivemos a capacidade de fazer os enfrentamentos necessários para administrar a cidade, apesar das dívidas.
Pagamos os salários atrasados e não deixamos mais que isso acontecesse novamente. Conseguimos a certidão de débito, que deu, inclusive, a possibilidade de contrair empréstimos para investimentos estruturais em nossa cidade.
Acredito que para Itupeva não parar é preciso que o prefeito trabalhe efetivamente pela cidade. Não será com narrativas, com verniz de politicagem, que vai conseguir administrar. É necessário mais do que discursos inflamados, é necessário, capacidade, coragem e ação.
A eleição já passou. Está na hora do prefeito descer do palanque e começar a trabalhar e administrar a cidade com seriedade”.(Atualizada às 13h30 de 31/01/24)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES