Considerados pela crítica especializada como sendo alguns dos músicos mais notáveis e influentes da jazz music, o saxofonista John Surman, o pianista Nelson Ayres e percussionista Rob Waring se reúnem para uma apresentação especial neste sábado (28), às 20h30, no Teatro Polytheama.
Desta vez, Nelson Ayres volta à Jundiaí acompanhado de dois grandes nomes da música internacional para o lançamento do CD “Invisible Threads”, projeto musical encabeçado pelo inglês John Surman. O concerto do projeto Expressão Musical integra a 21ª edição dos Concertos Astra-Finamax.
Com um histórico de parcerias notáveis e projetos de sucesso mundial, a parceria entre os três músicos supera as expectativas dos mais céticos. Surman é considerado há décadas um dos saxofonistas mais arrojados e inovadores na música contemporânea. Nelson Ayres é muito conhecido por seu trabalho de dez anos à frente da Orquestra Jazz Sinfônica, além de já ter tocado e gravado ao lado de grandes nomes da MPB e de liderar o Nelson Ayres Trio. Já Rob Waring, é um dos mais requisitados percussionistas em várias áreas, da música erudita contemporânea aos conjuntos de câmara.
Na ocasião, o trio mostrará ao público um jazz moderno e envolvente tocando as 11 faixas que integram o álbum “Invisible Threads”, nove delas compostas por Surman e duas elaboradas por Nelson Ayres – “Veranico de Maio” e “Céu de Outono”.
Os interessados em prestigiar o concerto podem adquirir os ingressos a R$ 100 no Teatro Polytheama ou através do site www.ingressorapido.com.br. O total arrecadado com a venda de ingressos será revertido à Fundação Casa da Cultura, ao Instituto Luiz Braille e ao Coral Infanto-Juvenil Pio X, todos de Jundiaí.
Bate-papo – Um pouco antes do início do concerto, às 18h30, o pianista Nelson Ayres lidera um bate-papo na sala Deolinda Copelli, no Polytheama. No encontro será possível conhecer um pouco mais sobre as músicas que compõem o CD “Invisible Threads”. A entrada é gratuita.
No Sesc – No sábado, 28, às 16h, o convite é para toda a família. Com letras inspiradas ou recriadas a partir de cantigas de domínio público, Rock Pauleirinha(abaixo) é uma homenagem divertida aos clássicos do rock pesado, criada pelo premiado compositor, multi-instrumentista e produtor musical Marcio Nigro. No show, Marcio Nigro (guitarra e voz), Mario Manga (guitarra, cello e voz), Ana Deriggi (voz e violão), Marcos Bowie (voz), Luciano Vieira (baixo e voz), e Claudio Tchernev (bateria e voz) encarnam alguns dos personagens que vivem na fazenda: Mu das Trips, Chic Trik, Zé Porcão, Fred Mico, Rick Blackmiau, Ozi Osmose, Jô Anette e Motor Rã (nomes que homenageiam roqueiros icônicos). O show acontece na Área de Convivência e é aberto ao público.
Ainda no sábado, às 19h, o Teatro Sesc recebe o espetáculo ‘A Hora e A Vez’. Baseado no conto ‘A Hora e Vez de Augusto Matraga’, escrito por Guimarães Rosa, o espetáculo tem como ponto de partida o olhar sobre o homem, o lugar do homem no espaço cênico, numa busca para retomar o que há de mais instintivo no protagonista Nhô Augusto, este contador de histórias e constante criador. Com Rui Ricardo Diaz e direção de Antônio Januzelli, a peça tem classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos, gratuitos, devem ser retirados na Central de Atendimento uma hora antes.
Fechando o final de semana, no domingo, 29, às 16h, ‘A Menina da Cabeça de Bola’ ganha o palco do Sesc Jundiaí. Ao Teatro da Neura cabe a missão de transformar uma grandiosa história em quadrinhos ao vivo. O espetáculo é uma forma sutil de levar à cena temas contemporâneos que precisam ser debatidos, como diferença, solidão, padrões estéticos e comportamentais, amizade e violência. O primeiro amor, as primeiras frustrações, a família, a morte, os medos e as escolhas são colocados a prova como um grande tabuleiro, levando à reflexão de até que ponto vamos para manter nossa identidade, mostrando que, no fundo, “somos todos cabeças de bola”. A classificação indicativa é livre e a entrada, gratuita. Os ingressos podem ser retirados uma hora antes, na Central de Atendimento.
⇓
Anota aí: O Parque da Cidade recebe neste domingo (29), das 9h às 16h30, mais uma edição do Cultura nos Parques. Com intervenções artísticas, contação de histórias e shows musicais próximos ao parquinho da entrada principal do parque, o evento é opção cultural gratuita a mais para as famílias e é uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e da DAE Jundiaí, com apoio da TVTEC.
Pela manhã, as atrações começam às 9h com a apresentação teatral e musical da Cia. Tão Distante, e seguem, às 9h30, com o show musical de Luccas Martins com o acordeonista Rafael Cabello. A apresentação da dupla promete canções voltadas à pesquisa de timbres e às nuances da dinâmica musical, além de composições autorais e releituras de músicas instrumentais internacionais. Ainda pela manhã, a contação de história com repertório teatral da Cia. na Ponta da Língua promete animar a criançada a partir das 10h30 com brincadeira e música das “Histórias que o vento traz”, interpretadas por Paula Miurim.
No período da tarde, tem mais intervenção artística da Cia. Tão Distante às 14h e mais contação de história com a Cia. na Ponta da Língua às 14h30.
Para finalizar o evento, os músicos Dalga Larrondo, Esdras Rodrigues e Thiago Rossi do grupo Zaravi se apresentam a partir das 15h30. O show traz um cruzamento inusitado de instrumentos, como zarb, rabeca, violas e percussão, e materiais musicais díspares, explorando originalidade e inovação e promovendo um rico panorama de repertório que contempla grandes violeiros como Almir Sater e Tião Carreiro.
O Parque da Cidade fica na rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho, e fica aberto das 6h30 às 19h, com entrada permitida até as 18h.
⇓
Rafael Portugal em Jundiaí – Se você acha que já riu de tudo, vai se surpreender com Rafael Portugal. O ator do Porta dos Fundos apresenta no seu espetáculo inédito ‘Eu comigo mesmo’, a rapidez do stand up aliada à criatividade na composição de um personagem inusitado em um show de humor e comédia no ritmo certo que vai entreter, contagiar e fazer o público se divertir. A apresentação será neste domingo(29), 19 horas, no Polytheama.
Rafael conta um pouco das histórias mais engraçadas que aconteceram em sua vida, como por exemplo quando ele se alistou no exército e não tinha nenhuma noção do que iria acontecer lá dentro; de quando era adolescente e passava o dia na casa de praia. E como morador da zona oeste do Rio de Janeiro não podiam faltar as histórias que aconteciam dentro do trem. Essas e outras histórias contadas com muita irreverência e descontração farão o público se identificar e morrer de rir.
VEJA TAMBÉM