JOVENS VEREADORES de Jundiaí serão diplomados em novembro

No final de outubro, os Jovens Vereadores passarão pela segunda etapa da capacitação na Câmara Municipal. Em 13 de novembro, serão diplomados. E em janeiro de 2019 começa, de fato, o grande desafio: discutir ideias e soluções para tornar Jundiaí uma cidade cada vez melhor.

Para se prepararem para o mandato simulado que começa em janeiro de 2019, os adolescentes vêm fazendo visitas monitoradas aos órgãos que representam os três poderes na cidade.

LEIA TAMBÉM

DEPUTADOS DE JUNDIAÍ: BENEDICTO CASTILHO DE ANDRADE FOI ELEITO EM 1894

O grupo esteve no Fórum de Jundiaí, onde conheceram o funcionamento do Judiciário. Os Jovens Vereadores foram recebidos pelo Juiz da Vara da Infância e da Juventude de Jundiaí, dr. Jefferson Barbin Torelli (foto ao lado).

Durante a conversa, o juiz falou sobre a estrutura do Judiciário, desde o âmbito federal, passando pelo estadual, até chegar ao municipal. Explicou sobre o ingresso dos magistrados por meio de concurso público e sobre a progressão na carreira. Comentou ainda sobre as diferentes áreas do Direito e como cada tipo de processo é tratado.

O magistrado salientou o esforço do Judiciário em tornar os processos mais rápidos e em aproximar-se da sociedade. Comentou ainda sobre a independência entre os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e abordou o papel do Judiciário nos casos de corrupção.

No início de agosto, o grupo visitou o Paço Municipal. Os Jovens Vereadores foram recebidos pelo Assessor de Políticas para a Juventude, Samuel Ferraz, e pelo Diretor da Unidade Central de Entregas, Jones Henrique Martins. Na ocasião, entenderam como funciona o planejamento e a execução das ações da Prefeitura. Também foram apresentados ao trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal da Juventude.

Alguns dias depois, os adolescentes participaram de capacitação com quatro horas de duração (foto acima), onde conheceram mais a fundo o papel do Legislativo Municipal e o processo legislativo em si. Fizeram um tour pelas dependências da Câmara, para ver de perto todas as áreas – Administrativa, Legislativa, Financeira e Jurídica.