Parada LGBT+: Cinco mil vão criticar vereadores conservadores

lgbt+

Neste domingo(29) será realizada a 19ª Parada do Orgulho LGBT+, com concentração marcada para a praça Ruy Barbosa, no centro da cidade, com trio elétrico. O tema deste ano será “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo: Vote Consciente por Direitos da População LGBT+”. O evento começará às 13 horas, na praça Ruy Barbosa, no centro da cidade. “Neste ano, a cidade se vestirá com as cores da bandeira do orgulho e também com as cores da bandeira do Brasil para celebrar a retomada dos nossos símbolos”, afirmam as postagens da ONG Movimento Aliados, responsável pelo evento. A expectativa é pelo menos cinco mil pessoas participem da festa que irá até às 20 horas.

Para o presidente da ONG, Giovanni Neves, a parada deste domingo será histórica já que o evento retornará para o centro, onde chegou a ter público de 12 mil pessoas. “Nas últimas edições ficamos afastados, na avenida dos Ferroviários”, lembra. Giovanni explicou que a organização contou com o apoio da Assessoria de Políticas para Diversidade, órgão ligado à Unidade de Gestão da Casa Civil da Prefeitura de Jundiaí. “Também somos contemplados pelo edital Mais Orgulho, do Estado de São Paulo, que prevê paradas no interior de São Paulo”.

Trajeto – A parada sairá da praça Ruy Barbosa, irá até a praça do Coreto, atrás da Catedral Nossa Senhora do Desterro, e retornará à praça pela rua do Rosário. Serão cerca de 600 metros de percurso. Não será permitido portar garrafas de vidro, água congelada, cooler e latinhas de bebidas. A Prefeitura informou que haverá uma equipe da ONG Movimento Aliados e cuidará para que o público não fique depois do horário fazendo barulho ou festejando. Os organizadores também serão responsáveis pelos banheiros químicos.

Enquanto o trio elétrico passar pelas ruas Barão de Jundiaí e Rosário, o trânsito será interditado. Logo em seguida, os agentes liberarão os veículos. O único local interditado durante todo o dia será no quadrilátero da Praça Rui Barbosa.

De acordo com a Assessoria de Políticas para Diversidade Sexual, o forte calor foi decisivo para alteração de endereço. Na avenida União dos Ferroviários não há árvores e espaço para que as pessoas possam abrigar-se do Sol. O centro é mais arborizado, possibilitando uma pausa debaixo de árvores ou em toldos. “A decisão pela mudança foi tomada pela equipe organizadora da Parada do Orgulho LGBTI+ que, conforme Lei Municipal, atribui à ONG Movimento Aliados o preparo do evento. A Guarda Municipal e a Polícia Militar estarão presentes no entorno, porém o número fica a cargo de cada corporação. Já o transporte também será reforçado com ônibus extras nos terminais mais utilizados para chegada ao local”, informou a Assessoria.

Apoio e preservação do patrimônio” – Em eventos como o Carnaval, especificamente a passagem de blocos pelas ruas centrais, resultam em danos a comércios. A Associação Comercial Empresarial de Jundiaí (ACE) divulgou nota informando que apoia manifestações culturais e festas populares, reconhecendo seu valor para a comunidade. A ACE acredita que eventos culturais, quando bem organizados e com infraestrutura adequada, são uma oportunidade para atrair mais pessoas ao Centro. “A ACE espera que os organizadores da Parada do Orgulho LGBTI+ colaborem com as autoridades competentes e solicitem o apoio necessário das forças de segurança, para que o evento ocorra de forma tranquila, sem incidentes, preservando a limpeza e o patrimônio público”, explicou.

Outras entidades ligadas ao comércio foram na mesma linha. “O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) são favoráveis a realizações de eventos nos polos comerciais, especialmente porque esses encontros podem reverter em negócios. No entanto, ressaltam a importância da organização e dos participantes respeitarem o convívio em comum”, afirmaram as duas instituições através de nota.(Foto: Movimento Aliados)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES