A Câmara Municipal de Jundiaí publicou, na Imprensa Oficial do Município do último dia 8, aviso de pregão presencial para contratar empresa adaptará e criará estúdio com equipamentos para incluir o sistema de Libras nas transmissões da TV Câmara. O pregão acontecerá no próprio Legislativo, no próximo dia 27. A TVTEC de Jundiaí utiliza este recurso(foto).
Os interessados poderão obter o edital completo no site www.jundiai.sp.leg.br ou na recepção do Prédio Anexo da Câmara Municipal, na Rua Barão de Jundiaí, nº 153, Centro, Jundiaí – SP, nos dias úteis das 8 às 17 horas.
Projeto – O vereador Romildo Antônio da Silva(PT) apresentou um projeto de resolução que trata das transmissões com tradutor e intérprete de Libras em eventos públicos e vídeos da TV Câmara. A proposta está hoje na Comissão de Justiça e Redação(CJR).
Na justificativa, o parlamentar lembra que o prédio do Legislativo passa hoje por reformas. As obras, de acordo com ele, têm como objetivo dar maior acessibilidade a todos os cidadãos. As transmissões com sistema de Libras aumentariam ainda mais a acessibilidade.
Na proposta Romildo prevê que eventos com mais de uma hora de duração deverão ter a presença de, no mínimo, dois tradutores e intérpretes de Libras, para revezarem a cada período de no máximo 30 minutos. “As despesas decorrentes desta resolução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário”, explica ele.
Números – O projeto de resolução sobre transmissões com Libras traz ainda números sobre a deficiência auditiva no Brasil. “Estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda1 revela a existência, no Brasil, de 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva. Desse total, 2,3 milhões têm deficiência severa. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%). 9% das pessoas com deficiência auditiva nasceram com essa condição e 91% a adquiriram ao longo da vida, sendo que metade foi antes dos 50 anos. Entre os que apresentam deficiência auditiva severa, 15% já nasceram surdos. Do total pesquisado, 87% não usam aparelhos auditivos”, afirma o vereador.
VEJA TAMBÉM
PREVIDÊNCIA: COMO ANDA A REVISÃO DA VIDA TODA???
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI