O equilíbrio entre razão e emoção, cérebro e coração é fundamental para um líder possibilitar engajamento, participação e criatividade em sua equipe e desenvolveras tarefas com empenho.
Gestores com comportamento autoritário que usam da força e do poder na posição que se encontram e não possuem habilidades suficientes para desenvolver relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho, são pessoas que não sabem lidar com as próprias emoções, não sabem criar empatia, focam mais nas tarefas do que nas pessoas. É de se imaginar o tipo de ambiente que eles podem criar.
Desenvolver habilidades para equilibrar razão e emoção, cérebro e coração, é algo que faz a diferença nos relacionamentos dentro do trabalho inclusive na liderança. E através de emoções equilibradas é que os verdadeiros líderes conseguem demonstrar que realmente se importam com seus colaboradores, desenvolvendo um clima de equipe.
Gestores que têm comportamento limitado, que são rígidos com seus colaboradores, tendem a influenciar de maneira negativa o ambiente dentro do trabalho e conseguem criar um ambiente de fofocas, de mal-estar e desmotivação. Tudo isto acarretará baixa produtividade e afetará inclusive a saúde emocional, mental e física de todos.
Tais gestores podem ser pessoas de aparência bem sucedida em sua carreira, porém criando um clima ruim no trabalho acabam pecando e não conseguem montar uma equipe de verdade.Para ter conexão positiva com a equipe, o líder necessita desenvolver a própria inteligência emocional, assim conseguirá formar uma equipe saudável, funcional com alta produtividade.
O verdadeiro líder, tem a capacidade de perceber e gerenciar as próprias emoções e sentimentos, o que vai ajudar na empatia com os seus colaboradores e será uma pessoa de influência nas sensações das pessoas de sua equipe.
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Inteligência Emocional e empatia são habilidades de muito valor para uma posição de liderança em busca de soluções inovadoras, que muitas vezes chegam a superar as expectativas. Acabam por conseguir resultados significativos e sucesso nas operações.
Os membros de uma equipe não devem apenas entender o processo para realizar seu trabalho. Os líderes precisam se conectar com eles em um nível emocional, para que eles entendam porque seu trabalho é importante e como eles agregam valor. (Daniel Golemam)
ROSELI SANTOS DE OLIVEIRA
Psicopedagoga,Terapeuta Cognitivo Comportamental. Trainer em PNL, Life & Executive Coach, licenciada em EMDR, Terapia dos Esquemas. Facilitadora licenciada da Educação Emocional Positiva. Consultório: Avenida Nove de Julho, 3575, sala 208 – Jundiaí (Maxime Office Tower). Whatsapp – (11) 9 9989 2462(Foto: www.metodoagil.com)
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