LIXO RECICLÁVEL: Coleta aumenta 57% na cidade

lixo

A coleta de lixo reciclável em Jundiaí aumentou 57%. Em 2022, foram coletados 5.453 toneladas. No ano passado foram 8.535 toneladas. Segundo a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), por meio do Departamento de Limpeza Pública, o serviço de coleta seletiva atende 100% da cidade. O caminhão passa duas vezes por semana em cada bairro.

Quando o material reciclável é descartado no lixo comum, o destino é o aterro sanitário, o que aumenta o volume transportado. Isto gera mais custo e prejudica o meio ambiente, já que são necessários dezenas de anos para a decomposição do plástico, do metal e do papel. A reciclagem gera economia e garante melhor qualidade de vida para a população.

Separação e vendas – No serviço, são coletados plásticos, vidros, latas, papéis, metais, embalagens tetra pac, entre outros, todos com o mesmo valor. O processo de separação é feito manualmente, no Armazém da Natureza, localizado no Geresol. Após separados, os materiais são comercializados com as recicladoras e o dinheiro arrecadado é destinado a melhorias internas no Geresol, além da realização de campanhas e ações voltadas à educação ambiental.

CLIQUE AQUI E LEIA ARTIGOS DO PROMOTOR CLAUDEMIR BATTAGLINI SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM PARA O MEIO AMBIENTE

As campanhas de conscientização fazem parte de uma série de iniciativas de estímulo à reciclagem do xi, como o aumento na oferta de ecopontos distribuídos pela cidade, criação do projeto ‘Guardiões da Natureza’, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação, visitas de crianças no Geresol, além de ações educativas realizadas diretamente nos bairros. O objetivo é informar a população, cada vez mais, sobre a importância da reciclagem para o meio ambiente a curto, médio e longo prazo.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES