MAMOGRAFIAS: Saúde de Campo Limpo alerta para excesso de faltas

mamografias

Em maio, a Secretaria de Saúde de Campo Limpo Paulista deu início a um mutirão de mamografias. O exame é voltado para pessoas que já têm guia da rede pública e a expectativa da pasta é de atender, aproximadamente, mil mulheres. Os exames acontecem das 7h às 18h, no Hospital de Clínicas.

Para agilizar o atendimento, uma equipe trabalha na busca ativa dessas mulheres e um SMS é enviado, solicitando que a presença seja confirmada. “Este procedimento facilita a logística de atendimento e ajuda a limitar a quantidade de atendimentos/dia”, diz Alynne Sousa, secretária de Saúde.

O que vem acontecendo é que muitas mulheres confirmam presença para fazer as mamografias mas não comparecem no dia e horário agendado. Do dia 20 de maio – data do início do mutirão – até o dia 10 de junho, dos mais de 400 atendimentos, o Hospital de Clínicas registrou um total de 126 faltas, o que representa 22,1% de abstenção. “Entendemos que imprevistos acontecem, mas é importante que a pessoa nos comuniquem antes, pois a vaga pode ir para outras pessoas que estão aguardando para fazer as mamografias”, finaliza a secretária.

Outro alerta da secretaria é que os moradores mantenham o cadastro atualizado, pois também é muito comum o paciente ter trocado o número de telefone. Para atualizar o cadastro e obter mais informações, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 11 4863 0187. 

Vacinação em Jundiaí – No próximo sábado (18), será realizado mais uma ação de Multivacinação em Jundiaí. O atendimento tem por objetivo facilitar o acesso da população, para as doses e influenza, sarampo e Covid-19, além das doses de rotina. O atendimento será das 8h às 12h, nas unidades UBS Hortolândia, UBS Tarumã, Nova UBS Jardim do Lago e Clínica da Família II Almerinda Chaves (antiga UBS Novo Horizonte).

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE), da Unidade de Gestão de Promoção de Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, mais de 100 mil pessoas seguem com doses atrasadas contra a Covid-19 na cidade. O grupo entre 5 a 11 anos, por exemplo, tem pouco mais de 5 mil crianças que ainda não se imunizaram. Entre o público geral, mais de 17 mil pessoas não tomaram a segunda dose e mais de 100 mil não voltaram para tomar a terceira dose.

Em Jundiaí, as pessoas com 50 anos ou mais e trabalhadores da saúde podem receber a 4ª dose contra a Covid-19. Pessoas com 5 anos ou mais que ainda não se vacinaram também podem comparecer para a imunização completa. Já contra a influenza, as doses estão liberadas para pessoas com 60 anos ou mais, profissionais da Educação e Saúde, motoristas de transporte coletivo ou de grandes trajetos, profissionais de segurança, pessoas com comorbidades e ou deficiências, gestantes e puérperas, além das crianças entre seis meses e menores de cinco anos. Para saber se está com alguma dose de vacina em atraso, basta comparecer a uma UBS com a carteira de vacinação em mãos e um documento de identificação com foto para a verificação.

VEJA TAMBÉM:

HYUNDAI LANÇA CRETA NLINE. VEJA VÍDEO!!!

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES