MAPA DE ÁREAS DE RISCO tem 70 pontos de enchentes

MAPA

A Prefeitura de Jundiaí – através da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e Defesa Civil – fez mapa com cerca de 70 pontos considerados propensos a enchentes. Nestes locais está sendo feito trabalho de prevenção desde o ano passado.

O objetivo é evitar que a população dessas regiões sofram com problemas causados por chuvas em excesso, comuns nesta época do ano.

O gestor da UGISP, Adilson Rosa, explica que os locais foram classificados de acordo com a prioridade (muito alta, alta, média e baixa), a fim de dar mais eficácia aos serviços que incluem, principalmente, desassoreamento, limpeza e estabilização de taludes.

“Na região do Tulipas, por exemplo, iniciamos o desassoreamento do Rio Jundiaí em dezembro do ano passado e vamos concluir em cerca de 60 dias. Construímos um polder (piscinão) e implantamos galerias na parte mais crítica do bairro. Graças a esses investimentos, que somam R$ 2,4 milhões, este ano não registramos nenhum problema causado pelas chuvas no bairro”, destaca.

Outro ponto considerado de criticidade muito alta que já recebeu o trabalho de prevenção foi o Córrego do Guapeva, no Vianelo. A UGISP realizou, em 2018, uma desassoreamento de todo o trecho, que historicamente registrava problemas nos períodos de chuvas.

“De 2017 para cá, os trabalhos foram executados em 23 pontos considerados mais problemáticos. Além da limpeza e desassoreamento dos rios e córregos, foram realizadas de 2017, até o momento, 1.323 ações de hiodrojateamento, 8.098 de limpeza e 830 manutenções em bocas de lobo em todas as regiões da cidade”, completa Adilson.

LEIA TAMBÉM

APLICATIVO AJUDA POPULAÇÃO INFORMAR ÁREAS DE RISCO

Entre os locais onde os serviços preventivos foram realizados, além do Guapeva e do trecho do Rio Jundiaí no Jardim das Tulipas(foto), estão o Córregos da Colônia, do Areião (rua Nami Azem), da avenida 14 de Dezembro, da Toca, Japi Guaçú (Vila Maringá) e Bianchini (Ivoturucaia), entre outros.

Os córregos que receberão a prevenção nas próximas semanas estão localizados no Bairro da Toca, Avenida Navarro de Andrade, Tanque Velho, Nair Meligoli e Jundiaí-Mirim.

VIU, VIU, VIU…

ACESSE O FACE DO JUNDIAÍ AGORA. VOCÊ VAI GOSTAR!